Colégio Cívico-Militar de Canaã dos Carajás é selecionado no Prêmio Gestão Escolar 2020

A Escola Municipal Ronilton Aridal, de tempo integral, foi uma das vencedoras na etapa estadual, que teve 74 inscritos. No país, foram quase 8 mil escolas inscritas
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Escola Municipal Ronilton Aridal da Silva Grilo, Colégio Cívico-Militar de Tempo Integral de Canaã dos Carajás, foi uma das vencedoras na etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), que estimula a melhoria da gestão das escolas públicas no Brasil.

Entre as 74 unidades escolares inscritas para representar o Pará, a EMEB Ronilton Aridal foi uma das selecionadas como a escola referência no estado, com o projeto “O jornal escolar como mídia facilitadora da aprendizagem e integração em tempos de pandemia”. A avaliação levou em conta as escolas que conseguiram entender as práticas educativas de maneira clara e objetiva diante dos desafios em período de pandemia.

A EMEB Ronilton Aridal foi fundada em abril de 2019, funciona em período integral e atende cerca de 650 alunos. A gestão administrativa, educacional e didático-pedagógica funciona com a participação do corpo docente da escola, com apoio da Polícia Militar do Pará. 

O Comandante da Polícia Militar, Tenente Rafael dos Anjos Guimarães, coordenador da PM na escola, ressalta que a parceria com o corpo docente tem gerado inúmeros benefícios para os alunos: “O envolvimento do policial com a escola ultrapassou todas as expectativas – não somente na parte cívica, que é prevista na supervisão militar; ele acaba interagindo em questões sociais e até econômicas. Os benefícios disso são incalculáveis, partindo de um comportamento mais respeitoso apresentado pelos alunos, tanto na escola, quanto em casa, como é relatado por muitos pais e responsáveis”. 

O comandante ainda destaca: “Além disso, são incentivados a participar, buscar conhecimentos e competir. Estamos colhendo bons frutos com a metodologia Cívico-Militar, o mais importante é orientá-los na busca de um futuro melhor para que se tornem cidadãos de bem”.

No Brasil, 7.980 mil escolas se inscreveram para participar do concurso nacional. O Colégio Cívico-Militar segue na disputa para representar a região norte. 

Prêmio Gestão Escolar

Entre os prêmios previstos estão as vagas no curso de especialização à distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Para as escolas selecionadas nas etapas estadual, regional e nacional, serão oferecidas premiações em dinheiro, que vão de R$ 5 mil a R$ 30 mil. 

O Prêmio Gestão Escolar, realizado desde 1998 pelo CONSED, busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.

A edição 2020 tem o patrocínio da Fundação Itaú para Educação e Cultura e da UNESCO. Além disso, conta com a parceria da Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, UNICEF e Univesp.

Por Dayse Gomes