Cinema: Wagner Moura e Seu Jorge vão filmar “Serra Pelada”, em Curionópolis

Continua depois da publicidade

wagner-moura-foto                                                       Seu Jorge

Exclusivo: O ótimo ator Wagner Moura, sucesso com “Tropa de Elite”, e o músico Seu Jorge vão filmar, a partir de julho, o longa “Serra Pelada”, que será rodado no Pará, tendo como pano de fundo o surgimento do antigo garimpo de Serra Pelada, a 35 km de Curionópolis (PA). O garimpo foi desativado em 1992 pelo então presidente Fernando Collor de Melo, mas hoje vive uma nova realidade graças a uma parceria entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e a empresa canadense Colossus. A partir de meados de 2013 começará a produção minerária na nova mina para alegria de quase 38 mil garimpeiros.

O filme contará, possivelmente, com a participação de um cantor-ator negro, além, claro, de um grande elenco. Dirigido pelo diretor pernambucano Heitor Dhalia e com produção do cineasta paulista Marcelo Torres, o filme será uma ficção, mas contará a história de um homem carioca que acaba indo parar em Serra Pelada, no início do garimpo, “bamburra”, fica rico, se envolve em brigas e vive uma ardente paixão amorosa. Na realidade, será contada a história daquele que foi considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo. Dhalia, que já dirigiu os aclamados “Nina”, “À Deriva” e “O Cheiro do Ralo, está empolgado com o projeto do filme “Serra Pelada”. Em entrevista ao www.cinema.com.br ele afirmou: “Vai ser meu grande filme. Adoro esse projeto. É um grande épico brasileiro. Brasil na veia. Um filme de pegada, cheios de sabores. Estou super na pilha para começar”.

Três mil figurantes
De acordo com o diretor Marcelo Torres, que no final de semana visitou Marabá, Serra Pelada, Curionópolis e Parauapebas (PA) em busca de locais para locações, as filmagens vão durar quase três meses.

A partir de maio, 50 profissionais estarão na região de Serra Pelada trabalhando na produção do longa. Depois, a partir de julho, mais 50 técnicos e atores se juntarão ao grupo para a realização das filmagens. Além dos locais acima citados, deverá haver ainda filmagens em Imperatriz (MA). “Nossa ideia é retratar o antigo 30, hoje Curionópolis, tal qual era no início da década de 1980 com seus prostíbulos, bares, boates e constantes assassinatos”, revela o produtor Marcelo.

Uma boa notícia é que a produção do filme vai contar com a contratação de 30 pessoas da região, além de cerca de 3 mil figurantes. “É muito bom reviver essa história do garimpo de Serra Pelada. Não é a história de pessoas reais, mas a história do garimpo, tendo Wagner Moura como ator principal”, destacou. “Minha expectativa para a realização do filme é a melhor possível. Essa história do garimpo de Serra Pelada é fascinante”, disse Marcelo Torres ao visitar o garimpo de Serra Pelada no sábado.

Marcelo Torres Marcelo TorresO produtor Executivo Marcelo Torres, nascido no interior de Goiás em 1960, já atuou em inúmeros filmes brasileiros e em várias funções. Como diretor de Produção, por exemplo, atuou em “O Xingu”, que está sendo lançado; “Cazuza”, “Orfeu”, “Central do Brasil” e “Carlota Joaquina”.

Texto e fotos: Lima Rodrigues, correspondente em Curionópolis

4 comentários em “Cinema: Wagner Moura e Seu Jorge vão filmar “Serra Pelada”, em Curionópolis

  1. Andre Responder

    Espero que conte a verdadeira historia citando curió o militar que manda e desmanda lá.. tem que ter realismo e eu quero é ser figurante dessa parada ai e arrumo uma meia duzia de cabra de minha inteira confiança pra atuar tbm

  2. Beto Oliveira Responder

    Olha o Kuripa nas telonas…. Espero que seja sucesso. Mas que principalmente possa ajudar de alguma forma esses aventureiros sonhadores… Garimpeiros que fizeram parte dessa história real… Foi citado na matéria que utilizaram 3.000 figurantes
    poderiam ser os próprios Garimpeiros que viveram a realidade do sonho e da desilusão alíados ao sofrinmento, onde muitos perderam a vida alguns de doenças outros pela violencia que se instalou na região deixando suas famílias em outras locais do Brasil em busca de um sonho dourado!!!!

  3. anônimo Responder

    Um bando de gente do “Governo Cidadão” vai ficar desempregada, que tal levar para atuar no filme. São muito bons atores, artistas de primeira.

  4. Nome (obrigatório) Responder

    É falar em serra pelada pra min so me lembra o que aconteceu com meu pai. Um derrame que ele nessa época da febre do ouro sofreu dentro de um “barranco”. Espero que relmente conte a história por completo. Boa sorte Wagner Moura!!!!!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: