Cerca de 10% da população paraense tem deficiência de vitamina A

Continua depois da publicidade

Do G1-PA
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), cerca de 10% da população do estado têm deficiência de vitamina A. Por isso, durante a campanha nacional de multivacinação que segue até o dia 24 de agosto, o Ministério da Saúde (MS) também está distribuindo doses da vitamina para as crianças menores de cinco anos nos 144 municípios do Pará.

Em todo o Pará, crianças menores de cinco anos recebem cápsulas de vitamina A durante campanha de vacinação (Foto: Divulgação / Agência Pará)Em todo o Pará, crianças menores de cinco anos recebem cápsulas de vitamina A durante campanha de vacinação.

São dois tipos de capsulas. As amarelas, com dosagem menor, devem ser dadas às crianças de seis a 12 meses. Já as vermelhas, com dosagem maior, devem ser administradas às crianças de um a cinco anos. Sendo que os meninos e meninas devem receber reforço da vitamina a cada seis meses nos postos de saúde do estado. As doses serão anotadas nas cadernetas de vacinação das crianças.

Segundo a nutricionista Rahilda Tuma, coordenadora da Divisão de Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde Pública, a vitamina A é importante para a manutenção da visão, da pela e ainda ajuda o corpo no combate à infecções. “As crianças com deficiência desta vitamina ficam mais expostas á diarreias e infecções, especialmente problemas de visão”, revela.

A intensão do Ministério da Saúde é de que as doses de vitamina estejam disponíveis permanentemente nos postos de saúde de regiões onde foi detectada a carência da substância na alimentação da população como nos estados da Região Norte, Nordeste e dos vales de Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. A expectativa é de que até o final do ano, a vitamina A será distribuída para crianças até cinco anos em mais de 3 mil municípios e nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas do país.

O objetivo da ação é “reforçar nutrientes em crianças, especialmente no interior do estado para ajudar a diminuir taxas como as da mortalidade infantil, em 25%, de óbitos por diarreia, em 20%, e mortes entre crianças soropositivas em até 45%”, explica a Secretaria estadual de saúde.

Sespa recomenda consumo de frutas amarelas como manga e muruci para garantir suprimento de vitamina A no Pará (Foto: Shirley Penaforte/Amazônia Jornal)

A vitamina, porém, é encontrada na alimentação. “Até os seis meses de idade, com a amamentação exclusiva, os bebês recebem naturalmente a quantidade de vitamina que precisam. A partir dai, devem ser oferecidas ás crianças frutas amarelas como a manga, a pupunha, o buriti e o mamão e verduras de cor verde escura como o couve, o cariru e o jambu”, recomenda a nutricionista Rahilda Tuma.

Sespa recomenda consumo de frutas amarelas como manga e muruci para garantir suprimento de vitamina A no Pará. (Foto: Shirley Penaforte/Amazônia Jornal)

Deixe seu comentário

Posts relacionados