Dois representantes do estado do Pará entraram em campo na tarde deste sábado (19), pela disputa da terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. O Castanhal recebeu o São Raimundo (RR), no Estádio Maximino Porpino Filho, o Modelão, em Castanhal; já a equipe do Paragominas visitou o Imperatriz (MA) no Estádio Frei Epifânio D’Abadia, em Imperatriz. As duas partidas terminaram empatadas, com o Japiim ficando no 1 a 1 contra o Mundão, e o Jacaré do Norte empatando em 2 a 2 diante do Cavalo de Aço.
Castanhal 1 x 1 São Raimundo
Com 100% de aproveitamento até então, o Castanhal partiu para cima do adversário. Em uma jogada de Samuel, o meia cruzou para a cabeçada do atacante Pecel, a bola passou muito perto da meta adversária. O Japiim tentou marcar novamente, quando Canga fez o pivô para o chute de Pecel e, mais uma vez, o atacante castanhalense mandou a redonda para fora. De tanto insistir, o time aurinegro abriu o placar: William Fazendinha roubou a bola e chutou, o goleiro André Regly defendeu, mas o atacante Canga pegou a sobra e marcou, aos 13 minutos, 1 a 0.
Só dava Castanhal. Após cobrança de escanteio, Lucas subiu para cabecear e o goleiro André Regly defendeu – a bola sobrou para William Fazendinha, que mandou para o gol e errou o alvo. Finalmente, o Mundão chegou com Tavinho, que arriscou de fora da área e a bola passou assustando contra a meta do goleiro Axel Lopes. No lance seguinte, similarmente, Tavinho chutou e a bola dessa vez passou por cima do travessão do arqueiro do Japiim.
Após o susto, o time castanhalense botou pressão. Daelson cruzou da direita, a bola passou por todo mundo exceto William Fazendinha, que disparou para a boa defesa do goleiro André Regly. O meia Lukinha arriscou de longe, a bola desviou na zaga e bateu na trave. Quem não faz, leva: logo aos dois minutos do segundo tempo, Tavinho cobrou escanteio e Lucão subiu no último andar para marcar de cabeça o gol de empate do São Raimundo, 1 a 1.
O Castanhal acordou para o jogo. Pedrinho recebeu lançamento e chegou batendo de primeira; o goleiro André Regly defendeu e a bola tocou na trave antes de sair para escanteio. Blitz total dos donos da casa. William Fazendinha cruzou a bola dentro da área – ela passou por todo mundo e o goleiro André Regly atento salvou o time de Roraima do segundo gol.
O segundo tento quase saiu quando William Fazendinha tocou para Lucas, que chutou cruzado para a grande defesa de André Regly, tornando o goleiro do São Raimundo o nome do jogo. O Mundão chegou a marcar, quando Vera Cruz arriscou de fora da área, Axel Lopes defendeu e a bola sobrou para Eric, que mandou para o fundo do barbante, mas, para a sorte do Castanhal, a arbitragem assinalou impedimento aos 25 minutos.
O Japiim foi para o desespero tentando a vitória. Samuel arriscou de fora da área e o goleiro André Regly defendeu para escanteio. A arbitragem deu mais seis minutos de acréscimo, mas ninguém conseguiu marcar o gol da vitória. Placar final: Castanhal 1 x 1 São Raimundo.
Com o resultado, o Castanhal segue na liderança do Grupo 1, tendo sete pontos, enquanto que o São Raimundo chegou aos cinco pontos e está na vice-liderança da chave. O Castanhal enfrenta o GAS (RR) no próximo sábado (26), às 17h, no Estádio Flamarion Vasconcelos, o Canarinho, em Boa Vista. A partida será válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série D.
Imperatriz 2 x 2 Paragominas
O Imperatriz quase abriu o placar logo nos primeiros minutos. Johnn Maranhão recebeu na área e chutou, a bola desviou na defesa e passou com perigo, se perdendo pela linha de fundo. Em uma bobeira da defesa do Cavalo de Aço, João Neto ficou com a bola, entrou na área e caiu pedindo pênalti, mas a arbitragem mostrou cartão amarelo para o jogador do Paragominas, alegando simulação.
O PFC abriu o placar. Michel chutou cruzado, a bola bateu na marcação e os jogadores do Imperatriz pararam, pedindo impedimento, mas a arbitragem mandou seguir e Edicleber aproveitou para marcar, aos 16 minutos, 1 a 0. O time da casa quase empatou, quando Carlos Alberto chegou até a linha de fundo e cruzou para a cabeçada de Léo Paraíba; a bola passou com muito perigo e foi para fora.
Em mais uma chegada do Imperatriz, não teve jeito: Carlos Alberto cobrou falta pelo lado esquerdo, a bola passou por todo mundo e foi direto para o fundo do barbante, aos 26 minutos, 1 a 1. Jhonn Maranhão arriscou de fora da área – o goleiro Gustavo Recife salvou o que seria o gol da virada do Cavalo de Aço. Na última chance do primeiro tempo, Carlos Alberto cobrou falta e parou na boa defesa do goleiro Gustavo Recife.
No segundo tempo, Carlos Alberto entrou sozinho para marcar, mas chutou fraco para a defesa do goleiro Gustavo Recife. O PFC respondeu depois que o goleiro Diego rebateu, mas o atacante Paulo Rangel não conseguiu mandar para o barbante. Em mais uma cobrança de falta perigosa de Carlos Alberto, o goleiro Gustavo Recife salvou o Paragominas novamente. Léo Paraíba tocou para Johnn Maranhão que, sozinho, tentou marcar com toque de efeito e parou na defesa de Gustavo Recife.
O Cavalo de Aço acabou virando o jogo. Carlos Alberto cobrou falta da esquerda e Robson subiu de cabeça, desviando para o fundo do barbante, aos 23 minutos, 2 a 1 Imperatriz. O Paragominas foi ao ataque com Aleilson, que finalizou para o fundo gol, mas a arbitragem assinalou impedimento aos 34 minutos. Apenas cinco minutos depois, André fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Caíca marcar de cabeça para o Jacaré, tudo igual: 2 a 2. O árbitro deu mais cinco minutos e ninguém voltou a mexer no marcador. Placar final: Imperatriz 2 x 2 Paragominas.
O resultado deixou o Paragominas na terceira posição do Grupo 2, somando agora quatro pontos. O Imperatriz tem os mesmos quatro pontos, mas é o quinto colocado na classificação. O Paragominas volta a campo contra o Moto Club (MA), no domingo (27), às 16h, na Arena Verde, em Paragominas. A partida será válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série D.