Castanhal Esporte Clube e Carajás Esporte Clube entraram em campo neste sábado (6) para a segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024. O Japiim da Estrada encarou o Vocem-SP pelo Grupo 11. O time paraense chegou a abrir 2 a 0 no placar, mas sofreu o empate da equipe paulistana. Com o empate a equipe do Castanhal ainda respira na competição.
Já o Gavião Real, de Parauapebas, encarou o poderoso São Paulo Futebol Clube pelo Grupo 7. O time paraense estava vencendo por 2 a 0 e sofreu três gols no segundo tempo, que culminou com a virada do Tricolor Paulista para 3 a 2. O resultado eliminou o Carajás da Copinha.
Vocem 2 x 2 Castanhal
A partida foi no Estádio Municipal Antônio Viana da Silva, o Tonicão, na cidade de Assis. O Castanhal começou bem a partida e abriu o placar depois que o árbitro marcou pênalti com menos de um minuto de jogo. Felipe Marques cobrou e marcou para os paraenses. O Japiim da Estrada estava melhor em campo e ampliou, depois que Felipe Ariramba recuperou a bola e acertou um belo chute, marcando o segundo gol castanhalense, aos nove minutos.
O time paulista foi para cima e conseguiu diminuir ainda no primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, Pedro cabeceou para o fundo do barbante da equipe da Cidade Modelo, aos 26 minutos. O empate veio no segundo tempo e na mesma jogada. Em outra cobrança de escanteio, Pedro cabeceou, o goleiro do time aurinegro rebateu e na sobra, Andrey deixou tudo igual, aos 13 minutos. Placar final: Vocem 2 x 2 Castanhal.
Com o resultado, as duas equipes ficaram de fora da zona de classificação para a segunda fase da Copinha. O Fortaleza-CE é líder e já classificado somando seis pontos, seguido pelo o CRB-AL que tem três pontos na segunda posição, enquanto que Vocem e Castanhal seguem com apenas um ponto na terceira e quarta colocação do Grupo 11, respectivamente.
São Paulo 3 x 2 Carajás
Antes da bola rolar no Estádio Municipal Olivério Bazzani Filho ou Arena da Fonte Luminosa, na cidade de Araraquara, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao Mário Jorge Lobo Zagallo, que faleceu às 23h40 desta sexta-feira (5), aos 92 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. O Carajás não se intimidou com o Tricolor Paulista e abriu o marcador. Após cobrança de escanteio, a jogada foi ensaiada, Valdivia chutou cruzado e marcou, aos 15 minutos, 1 a 0 para o Gavião Real.
O time de Parauapebas não parou por aí e ampliou. Em um contra-ataque, a zaga do São Paulo bateu de cabeça, Wellington chutou, o goleiro Leandro defendeu e na sobra, Davi, o popular Boquinha, não perdoou e marcou o segundo gol do Carajás, 2 a 0 no placar. O Tricolor foi com tudo para cima, mas esbarrou na forte marcação da equipe paraense.
No segundo tempo, as mudanças do São Paulo surtiram efeito. Após jogada pela direita, a bola chegou nos pés de Faisal, jogador ganês, que não perdoou e chutou para o fundo do barbante paraense, aos 20 minutos. O Tricolor foi para o tudo ou nada. Após lançamento dentro da área, a bola bateu no braço de Eric, do Carajás, e o árbitro marcou pênalti.
Caio cobrou forte e no meio do gol, deixando tudo igual, aos 40 minutos, 2 a 2. No lance seguinte, o São Paulo virou. Palmberg tentou cruzar na área e a bola encobriu o goleiro Alisson, para a explosão da torcida do Tricolor em Araraquara, 3 a 2, aos 41 minutos. O árbitro acrescentou mais seis minutos, mas o time paraense não teve forças para chegar ao empate. Placar final: São Paulo 3 x 2 Carajás.
Com o revés, o Carajás foi eliminado após duas derrotas, ainda na segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time de Parauapebas encara o Porto Vitória-ES, que também já foi eliminado, para cumprir tabela pela terceira e última rodada do Grupo 7. A partida está marcada para a próxima terça-feira (9), às 17h, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. Ferroviária e São Paulo já estão classificados para a segunda fase com seis pontos cada e vão brigar pela liderança do grupo na última rodada.
Por Fábio Relvas