Megainvestimento quer tornar aeroporto JK na primeira cidade aeroportuária da América Latina

As obras serão iniciadas no segundo trimestre de 2026 e vão gerar 13 mil novos empregos
Brasília pode operar até 80 pousos e decolagens por hora, com pousos e decolagens simultâneas

Continua depois da publicidade

Com o início das obras previstas para o segundo trimestre de 2026, que vão gerar 13 mil novos empregos, segundo estimativa da concessionária, a Inframerica, um megainvestimento orçado em R$ 3,5 bilhões, quer transformar o Aeroporto JK e entorno, na primeira “cidade aeroportuária da América Latina”.

O Aeroporto Internacional de Brasília, Juscelino Kubitschek (JK), terá um plano de expansão batizado de “Primeira Cidade Aeroportuária da América Latina”. O projeto inclui, entre outros pontos, um shopping com 280 lojas, salas de cinema, edifícios corporativos, centro de convenções, uma rede composta por cinco hotéis, hospital, mais quatro mil vagas de estacionamento e até um parque aquático.

Além da megaestrutura, o projeto prevê um novo e mais amplo terminal para voos internacionais. O empreendimento terá 303 mil metros quadrados de área construída, ou seja, cerca de quatro vezes o espaço atual do terminal de passageiros do aeródromo.

Com as novas obras, o aeroporto terá capacidade de receber até 1,5 milhão de passageiros internacionais por ano, 130% a mais do que atualmente.

No primeiro trimestre deste ano o internacional de Brasília movimentou 3,5 milhões de passageiros, o que corresponde a 83,5% do volume registrado em 2019, ano pré-crise sanitária.

Destinos privados atendidos a partir de Brasília, maior hub de ligação aérea do país

O terminal aéreo é o único a atender com voos diretos todas as capitais do país. Ao todo, são cinquenta e um destinos, sendo quarenta e cinco nacionais e seis internacionais.

Outra condição única de Brasília são as operações simultâneas, com a separação das pistas superior a 760 metros, que atendem as regras operacionais designadas pelas autoridades, o aeroporto pode receber de forma independente tanto decolagens ou pousos de forma simultânea.

A estrutura atual do sexagenário aeroporto conta com duas pistas, a mais antinga a 11L-29R possui 3.200 x 45 metros e a 11R-29L que tem 3.300 x 45 metros. A capacidade declarada das pistas é de 80 operações por hora, a maior do país.

A área do pátio de aeronaves é de 300 mil metros quadrados, e pode atender 65 aeronaves comerciais distribuídas em trinta pontes de embarque e trinta e cinco posições remotas. Outras 12 posições são designadas para a aviação executiva, sendo dez para asa fixa e duas para asa rotativas.

Já o terminal de passageiros tem capacidade para atender até 25 milhões de passageiros anualmente. As instalações são distribuídas em 125 mil metros quadrados, e conta com trinta pontes de embarque, doze carrosséis de restituição de bagagem e 83 balcões de check-in no saguão de embarque, junto com 37 terminais de autoatendimento, além de outros 12 balcões de check-in no saguão de desembarque.

Conheça dez “super aeroportos” espalhados pelo mundo:

Alguns aeroportos espalhados pelo mundo se destacam por terem parques de diversões, centros médicos, campos de golfe e até a própria estação de trem.

Aeroporto Changi – Cingapura

Aeroporto Changi – Cingapura

Estando sempre no topo da lista entre melhores do mundo, o aeroporto lida, atualmente, com cerca de 45 milhões de passageiros por ano, são 5.400 voos por semana. Na infraestrutura, Changi possui piscina, parques de diversão, cinema gratuito, borboletário, máquinas de massagem, salão de jogos e até um escorregador com 12 metros de altura. Se o tempo de conexão for um pouco mais longo, o aeroporto oferece um City Tour de duas horas para quem quer conhecer a cidade.

Aeroporto Internacional de Incheon – Coréia do Sul

Aeroporto Internacional de Incheon – Coréia do Sul

O aeroporto, que serve a capital sul-coreana Seul, é um dos mais movimentados do país e o 23° do mundo. O aeroporto movimenta em média 47,7 milhões de passageiros todos os anos. Passageiros podem voar sem escalas para vários destinos na Ásia, Europa, América do Norte, Oceania e África. Ele tem um setor de compras que imita uma rua típica do interior do país, spa, área de recreação, campo de golfe, cassino, patinação no gelo, cinema e um centro cultural com apresentações de dança e músicas tradicionais.

Aeroporto de Munique – Alemanha

Aeroporto de Munique – Alemanha

É segundo terminal mais movimentado da Alemanha. Possui shopping e várias opções de lojas. Mas o aeroporto se destaca, principalmente, pela precisão nos horários dos voos e na qualidade dos serviços, do atendimento e da segurança.

Aeroporto Internacional de Hong Kong – China

Aeroporto Internacional de Hong Kong – China

O aeroporto chama atenção pelas instalações amplas, limpas e bem sinalizadas. Mais de 50 milhões de pessoas passam todos os anos pelos terminais. As opções de alimentação e compras são muitas e diversificadas. O aeroporto conta também com hotéis e áreas de recreação com cinema 4D, campo de golf, área de jogos esportivos.

Aeroporto de Amsterdã Schiphol – Holanda

Aeroporto de Amsterdã Schiphol – Holanda

O centro atrai bastante turistas e se destaca na qualidade do serviço. A grande facilidade apontada é na hora de despachar a bagagem no aeroporto internacional de Amsterdã: basta coloca a mala em um tubo e programar tudo em um pequeno monitor que a mala vai para o destino e voo certo.

Aeroporto de Haneda – Japão

Aeroporto de Haneda – Japão

O aeroporto atende à região metropolitana de Tóquio e mais de 66 milhões de passageiros passam pelos seus terminais durante o ano. É reconhecido como um dos aeroportos mais pontuais do mundo, com cerca de 95% dos voos partindo na hora certa.

Aeroporto Internacional de Pequim – China. O novo aeroporto, em forma de estrela do mar, operará em plena capacidade em 2025

Aeroporto Internacional de Pequim – China

A 46 quilômetros do centro de Pequim, é o mais novo aeroporto internacional da capital chinesa, substituindo o Beijing Capital, como é conhecido internacionalmente. O novo aeroporto é hub aéreo mais movimentado da Ásia. Além da tecnologia, ele chama a atenção por sua arquitetura arrojada e pelas inúmeras lojas que fazem dele um aeroporto/shopping.

O aeroporto internacional de Daxing, em forma de estrela do mar, fica 46 km ao sul da capital.

Aeroporto de Zurique – Suíça

Aeroporto de Zurique – Suíça

O aeroporto de Zurique, que fica apenas 11 minutos da cidade, tem a própria estação de trem. Com voos para qualquer lugar do mundo, ele é elogiado pela boa sinalização tanto em Alemão quanto em Inglês. Além disso, o aeroporto tem várias opções de lojas e restaurantes.

Aeroporto de Vancouver – Canadá

Aeroporto de Vancouver – Canadá

O Aeroporto Internacional de Vancouver está classificado em 9º lugar na lista dos 10 melhores aeroportos do mundo. Foi inaugurado em 1930 e desde então não parou de melhorar. Atualmente, transporta 17 milhões de passageiros anualmente. É único aeroporto das Américas na lista dos dez melhores do mundo e é considerado um dos mais seguros e modernos. Possui um hotel dentro das instalações. Há também uma seleção de bares, restaurantes e cadeias de fast-food espalhados por todo o aeroporto, bem como uma variedade de lojas e um centro médico.

Aeroporto de Heathrow – Reino Unido

Aeroporto de Heathrow – Reino Unido

O terceiro aeroporto mais movimentado do mundo é a principal porta de entrada de Londres e do Reino Unido. Mais de 72 milhões de passageiros passaram pelos cinco terminais no último ano. Com boa sinalização e vasta extensão, o Aeroporto de Heathrow possui diversas áreas de lojas, com cosméticos, roupas e restaurantes.

O novo terminal 2A em Heathrow Airport, quando abrir as portas em 4 de junho de 2014, trará uma sensação de prazer e facilidade para os passageiros, o que falta no transporte aéreo há muito tempo. Projetado por Luis Vidal + Architects (LVA), o novo terminal usa generosamente a luz natural, melhorando a experiência do usuário. A navegação é muito mais instintiva do que o normal e, além disso, pela primeira vez em um dos principais aeroportos do Reino Unido, passageiros terão acesso imediato à área dos portões, visível a partir das lojas e restaurantes. Isto deve reduzir a ansiedade dos passageiros e fazer com que a experiência de viajar seja mais agradável.

* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.

8 comentários em “Megainvestimento quer tornar aeroporto JK na primeira cidade aeroportuária da América Latina

  1. Luiz Responder

    Materia paga. Continuamos com aeroportos primitivos, atrasados, com infraestrutura tupiniquim e banheiros nojentos.

  2. Claudson Cordeiro Lima Responder

    Na verdade, as obras de expansão foram iniciadas em 2016. O aeroporto já está bem diferente e com grandes mudanças… e as obras continuam

  3. Henrique Responder

    Conforme o cabeçalho, as obras IRÃO ser iniciadas em 2016.
    É uma notícia requentada pois no início do ano não tem novidades?
    Parabéns ao revisor, se ele existir…

Deixe seu comentário

Posts relacionados