Carnaval movimenta público nas Usinas da Paz com programação cultural gratuita

As programações incluíram marchinhas, apresentações musicais, dança, jogos e concursos de fantasia, além do projeto ‘Espaços Abertos’, da Fundação ParáPaz
Usina da Paz Jurunas/Condor (Foto: Nucom-Seac)

Continua depois da publicidade

As Usinas da Paz localizadas na Região Metropolitana de Belém e no interior do estado deram sequência, na manhã desta sexta-feira (13), às programações especiais de Carnaval, com atividades culturais e recreativas gratuitas que agitaram as comunidades nos bairros do Benguí, Jurunas/Condor e Cabanagem, na capital, além do Icuí-Guajará, em Ananindeua, e Parauapebas, no sudeste paraense. 

As programações incluíram marchinhas, apresentações musicais, dança, jogos e concursos de fantasia, além do projeto ‘Espaços Abertos’, da Fundação ParáPaz, que garantiu recreação para as crianças. 

Na Usina da Paz Benguí, a aposentada Nazaré Dutra, de 65 anos, aprovou a iniciativa e destacou a importância de ter opções de lazer próximas de casa. “É muito bom ver as crianças brincando, a gente se sente mais animada também. Está tudo organizado e é uma alegria para o bairro”, disse.

Ivete Araújo e o filho Daniel (Foto: Nucom-Seac)

Já no Icuí-Guajará, Ivete Araújo levou o filho Daniel, de 9 anos, para participar das atividades. “A gente aproveita porque é um lugar acolhedor. Ele fica feliz e eu também, porque é um momento nosso. Ele veio fantasiado de vampiro e está gostando demais da programação”, contou.

De acordo com o coordenador dos ‘Espaços Abertos’, Carlos Valente, a proposta é promover a integração entre as gerações. “A gente vem para somar, trazendo atividades voltadas para as crianças, resgatando o Carnaval com marchinhas, brincadeiras de salão, mas os adultos também participam. O mais importante é essa interação”, explicou.

A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, ressaltou que as ações fortalecem o papel das Usinas como espaços de inclusão social. “As Usinas da Paz são equipamentos públicos pensados para as famílias. No Carnaval, ampliamos a programação para garantir lazer, cultura e segurança, promovendo integração comunitária e acesso gratuito às atividades”, afirmou.

(Agência Pará)