Canaã: Moradores participam de cursos de capacitação de mão de obra com apoio da Vale

Programa de preparação para mercado de trabalho capacita cerca de 100 pessoas. A previsão é preparar mais de 700 pessoas em cursos profissionalizantes

Continua depois da publicidade

A Mineradora Vale, por meio do projeto S11D, financia o Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho, que capacita cerca de 100 pessoas em Canaã dos Carajás. O processo seletivo ocorreu em março de 2022 e a previsão é capacitar mais de 700 pessoas em cursos profissionalizantes com turmas iniciando ainda nesse primeiro semestre.

Entre os selecionados está a moradora Ana Carla Coqueiro de Sousa, de 29 anos. Ela conta que participar do programa é a oportunidade que esperava para entrar no mercado de trabalho. “Por dois anos me dediquei ao meu filho e agora eu resolvi que vou ter uma profissão. Essa oportunidade me tornará apta para retornar às atividades, dessa vez qualificada e com uma profissão”, destacou Ana Carla.

A proposta do programa é apoiar o poder público na preparação da mão de obra local para as oportunidades de trabalho no Pará. Entre os alunos das turmas de eletricista está Aleckssandra Silva, de 25 anos. Ela trabalha atualmente como vigilante, mas decidiu se inscrever no projeto para ter ainda mais competências para sua carreira. “Estou achando ótimo e  espero concluir o curso e ter cada vez mais opções em meu currículo”, conta Aleckssandra.

As primeiras turmas já iniciaram as aulas de auxiliar de topografia e eletricista industrial. Os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que tem mais de 80 anos de expertise na formação profissional. Os treinamentos têm duração em média de quatro meses.