A Prefeitura de Canaã dos Carajás iniciou nesta sexta-feira (05) o mutirão de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti. O Loteamento São José foi o primeiro a receber as ações porque o setor lidera o registro de infestação de larvas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Cerca de 20 agentes de endemias e equipes de limpeza realizam vistoria em residências, coleta de lixo e entulhos além de orientar os moradores quais as medidas devem ser tomadas para evitar a proliferação do inseto e, consequentemente, reduzir a transmissão da dengue, zika e chikungunya.
A gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Wiliam Santos de Sousa, explicou que o mutirão é sempre realizado quando se inicia o período chuvoso. As ações deveriam ter começado em novembro de 2020, mas por conta da pandemia precisou ser adiado. “A gente pede a colaboração da população para evitar de deixar água parada porque o ciclo do mosquito é de sete dias. Depois disso o ovo vai eclodir e o mosquito já estará sobrevoando, com risco de infectar as pessoas”, ressaltou a gerente. Ela explicou ainda que em Canaã, um levantamento apontou que o maior índice de infestação foi encontrado nos lixos.
Subnotificação
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2019 foram notificados 355 casos de dengue, 11 de chikungunya e nenhum caso de zika. No ano passado, o número de pessoas com dengue caiu significativamente para 18 notificações. Também foram registrados apenas três casos de Chikungunya e nenhum de zika.
Os números podem não revelar a realidade, uma vez que 2020 foi um ano de pandemia e muitas pessoas devem ter confundido os sintomas com a covid-19 ou até mesmo evitado as unidades de saúde. “Esse ano, até o momento, foram registradas apenas quatro notificações de dengue. As pessoas tem deixado de lado por causa da pandemia e por isso pode haver subnotificação da doença no município”, disse Wiliam.
Distanciamento
Durante o mutirão, os agentes não poderão entrar nas casas onde há presença de idosos, grávidas e moradores com sintomas gripais, para evitar o risco de contágio da covid-19, repassando a orientação à distância.
Para evitar aglomeração entre as equipes, a prefeitura informou que recebeu apoio apenas da Secretaria Municipal de Obras e da prestadora de serviços Cidade Limpa que colabora com a coleta de lixo e entulhos.
No total, estão previstas oito ações em localidades diferentes, sempre às sextas-feiras. Todos os moradores visitados receberão sacolas de lixo para reforçar o estoque e evitar o descarte inapropriado dos resíduos.
Confira o cronograma dos próximos setores:
Novo Brasil 2 12/02/2021
Flor de Lis 19/02/2021
Nova Canaã 26/02/2021
Monte Castelo 05/03/2021
Esplanada 12/03/2021
Parque dos Ipês 19/03/2021
Parque Shalon 26/03/2021
Por Dayse Gomes