Canaã dos Carajás celebra o Dia Nacional do Pedestre

Ao longo desta sexta-feira (8), serão realizadas atividades com foco na segurança viária e redução de atropelamentos

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Segurança Pública Viária de Canaã dos Carajás, liderada por Lázara Almeida, promoveu, nesta sexta-feira (8), uma série de ações para celebrar o Dia Nacional do Pedestre. A programação envolveu agentes de Educação para o Trânsito e agentes de trânsito em diversos pontos estratégicos da cidade, com foco na conscientização e segurança no trânsito.

Um dos locais de destaque foi a Avenida Weyne Cavalcante, em frente ao Supermercado Barretos, onde agentes distribuíram panfletos educativos a pedestres e motoristas.

De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito da pasta, Elio Gonçalves da Silva, a população canaense tem demonstrado, em sua maioria, respeito aos pedestres, o que contribui para que eles se sintam mais seguros ao atravessar na faixa.

“Desde a municipalização do trânsito no município, o pedestre passou a ser prioridade para as autoridades de trânsito. Com o crescimento da cidade e o aumento da frota, intensificamos as ações de conscientização para garantir o respeito à faixa”, destacou.

Ao longo do dia, diferentes atividades serão realizadas com foco na segurança viária e na redução de atropelamentos, reforçando que pedestres também têm papel essencial na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso.

O Dia Nacional do Pedestre, instituído para lembrar a importância da convivência pacífica e do respeito mútuo entre todos os usuários da via, visa prevenir sinistros e valorizar a vida.

Conforme o Artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro:

“Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código. Nos locais com semáforo, será dada preferência aos pedestres que ainda não tenham concluído a travessia, mesmo que o sinal abra para os veículos”.

No trânsito, o respeito é a principal via de mão dupla.

Lembre-se: todos somos pedestres em algum momento.

Por Carlos Magno
Jornalista DRT/PA 2627

plugins premium WordPress