Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

CANAÃ: “Do pixel ao pincel” é a nova amostra na Casa da Cultura

Exposição chega à Canaã dos Carajás como parte do Programa e Itinerância Cultural

Os traços precisos trazem consigo histórias das mais diversas regiões do País. Nas telas, imagens, lembranças vivas de Cyro José, um artista e amante da arte de trazer e deixar recordações a quem aprecia uma boa paisagem.

Entre uma técnica e outra, surge um novo romance entre o homem e a arte visual, algo quase que indescritível.

Desde a manhã desta terça-feira (7), a exposição “Do pixel ao pincel” está em cartaz na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás. Os trabalhos destacam os temas da natureza e da cultura popular registrados pelo homem da terra do “Uai”, que andou pelas regiões mais remotas do País, fotografando tanto o ambiente, como o homem que vive nesse meio.

Lúdicas, incidentais ou premeditadas, as lentes e o olhar de Cyro premiam os visitantes com imagens que podem ser percebidas como aquarelas, óleos, grafismos, estampas ou variadas texturas. Um curioso resultado de qualidade pictória que só se alcança por meio da interação entre homem e máquina. A técnica, somada à emoção e ao fazer continuado, empenham-se em produzir de resultado o que entende-se como arte.

Veja também:  Relatório do senador Flexa Ribeiro da MP das Loterias é aprovado

Natural de Formiga–MG, Cyro José Soares é um fotógrafo com mais de 30 anos de carreira e tem diversos livros publicados, além de vários prêmios em concursos nacionais. O destaque de seu trabalho são os temas da natureza e da cultura popular.

A exposição já esteve em cartaz no Memorial de Minas Gerais Vale, entre abril e maio de 2018, e chega à Casa da Cultura de Canaã dos Carajás como parte do Programa e Itinerância Cultural.

Entre as atrações, o “gabinete das coisas invisíveis”, uma espécie de caixa mágica que tem atraído a atenção dos visitantes, que ficam curiosos para desvendar o mistério de seu interior.

A amostra segue aberta ao público até o próximo dia 21 de setembro, de terça a sábado, das 8h às 18hs.

Deixe uma resposta