Canaã: Dia “D” de vacinação contra covid-19 para idosos, profissionais da saúde e da educação

Neste sábado (19), a partir das 8h, serão disponibilizadas 4.225 doses nas Unidades Básicas de Saúde nas zonas urbana e rural.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Idosos a partir dos 60 anos de idade, profissionais da saúde e da educação das redes públicas e privadas que estão na ativa serão imunizados no próximo sábado (19). O anúncio foi feito pela prefeita Josemira Gadelha e demais autoridades da saúde, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (18). A ação faz parte do Plano Municipal de Imunização apresentado aos jornalistas. Serão aplicadas 4.225 doses. A vacinação não contempla, desta vez, profissionais da educação de alunos em nível superior.

A ação acontecerá das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas urbana e rural, exceto nas UBS dos bairros Novo Horizonte e Maranhenses onde a imunização será redirecionada às escolas municipais Sebastião Agripino e Tancredo Neves, respectivamente.

O coordenador de vigilância em saúde, Douglas Pacheco, ressaltou a importância dos cidadãos apresentarem documentos válidos na hora de se vacinar. Para ser imunizado, o cidadão deve apresentar obrigatoriamente RG, CPF, Cartão do Sus e, se possível, cartão de vacinação. Os profissionais de saúde e da educação deverão apresentar, também, um comprovante válido e atual de vínculo empregatício (contra cheque atual, carteira de trabalho ou declaração de vínculo).

Quando questionada a respeito do baixo índice de vacinação em relação aos demais municípios, a secretária de saúde Daiane Celestrini, explicou sobre o déficit de informações do IBGE sobre Canaã dos Carajás: “nosso município já conta com mais de 55 mil cadastrados no E-Sus, porém, para o Governo Federal, nossa população é de 38.103 pessoas e o Estado do Pará redistribui os imunizantes  de acordo com essas informações”. A secretária afirmou que as novas remessas são fruto de diálogo do município com o Governo do Estado do Pará.

Após conversas com o Governador do Estado do Pará, Hélder Barbalho, a prefeita Josemira Gadelha conseguiu 3.140 novas doses, que chegaram ao município, na última quarta-feira (16). Na coletiva, ela afirmou que o Governo Municipal está empenhado para elevar a taxa de vacinação em Canaã, bem como na busca da possibilidade de compra dos imunizantes, quando houver liberação do Governo Federal.

A prefeita Josemira Gadelha agradeceu aos jornalistas presentes e reafirmou o compromisso de continuar buscando melhorias nas práticas de prevenção e atendimento aos pacientes infectados: “continuamos firmes na luta, com trabalho, fé em Deus e dedicação para vencermos a pandemia”, disse.

Para ser imunizado, o cidadão deve apresentar obrigatoriamente:

RG, CPF, Cartão do Sus e, se possível, cartão de vacinação.

Os profissionais de saúde e da educação deverão apresentar, também, um comprovante válido e atual de vínculo empregatício (contra cheque atual, carteira de trabalho ou declaração de vínculo).

Cuidados importantes:

Quem se vacinou contra o vírus da gripe, o Influenza, só pode se vacinar contra o Covid-19 após 14 dias da imunização.

Quem apresentou sintomas gripais devem aguardar, no mínimo, 14 dias (o ideal são 28 dias) após finalizar os sintomas para poder se vacinar contra a contra Covid-19.

Todos deverão usar máscaras nos locais de vacinação.