A abertura da sétima rodada do Campeonato Paraense de 2023 contou com duas partidas neste sábado (18). Pela parte da tarde, o Caeté encarou o Cametá no Estádio Municipal de Ipixuna, o Ipixunão, na cidade de Ipixuna do Pará. Já pela tarde e noite, o Paysandu recebeu a desesperada Tuna Luso, no clássico disputado no Estádio Leônidas Castro, o Banpará Curuzu, em Belém.
Caeté e Cametá
O jogo começou com forte marcação e poucas chances de gol, até que Leandro Cearense chutou de fora da área e o goleiro Pedrão espalmou para escanteio, salvando o Cametá. Na cobrança, Leandro Cearense na pequena área desviou para outra grande defesa de Pedrão. O Mapará chegou pela primeira vez quando Pilar recebeu na frente, driblou o goleiro Jhones e foi derrubado dentro da área – pênalti. O próprio Pilar cobrou e marcou, aos 35 minutos, 1 a 0 Cametá.
Novamente Leandro Cearense chutou de fora da área para mais uma defesa de Pedrão. Já no segundo tempo, o Mapará seguiu melhor e ampliou. Após chute de fora da área, o goleiro Jhones rebateu, Pit pegou a sobra e mandou para o barbante, aos 14 minutos, 2 a 0. Márcio tentou marcar de longe e o goleiro Jhones pegou firme. PC Timborana levantou da esquerda e Matheus cabeceou, a bola passou muito perto da meta cametaense. Placar final: Caeté 0 x 2 Cametá. Com a vitória, o Mapará confirmou classificação para as quartas de final.
Paysandu e Tuna
O clássico começou movimentado na Curuzu. Em boa trama do Paysandu, Bruno Alves tocou para Edilson, que cruzou de primeira na cabeça de Eltinho; o lateral-esquerdo do Papão não perdoou e marcou, aos sete minutos, 1 a 0. Não deu nem tempo para comemorar e a Tuna foi logo empatando: Marlon lançou na medida para Paulo Rangel, o atacante penetrou na área e mandou para o fundo do barbante, aos nove minutos, 1 a 1.
A Águia quase virou o jogo, depois que Welthon cruzou na área, a bola passou pelo goleiro Thiago Coelho e Paulo Rangel acabou perdendo uma chance de ouro. Mas quem marcou foi o time bicolor: Ricardinho cobrou falta e marcou um golaço, aos 37 minutos, para o alívio da Fiel. 2 a 1. Na etapa final, Bruno Alves caiu dentro da área, pedindo pênalti, mas a arbitragem já havia marcado impedimento do atacante alviceleste.
Outra vez o Papão chegou e marcou. Em uma jogada de Ricardinho, o meia levantou, Richely chutou, o goleiro Jader defendeu e, na sobra, Jiménez completou para o gol, mas a arbitragem anulou o tento por impedimento. A Lusa quase empatou em grande jogada de Juninho, que se livrou de dois marcadores e chutou para fora. Placar final: Paysandu 2 x 1 Tuna.
Por Fábio Relvas