Câmara Municipal de Marabá condecora diretoria do Círio de Nossa Senhora Nazaré

Em 2020, a romaria, que como em outras cidades paraenses será rodoviária, completa 40 anos no município

Continua depois da publicidade

Em comemoração dos 40 anos do Círio de Nazaré em Marabá, a Câmara Municipal entregou, na sessão desta terça-feira (13), à Diretoria Executiva da festividade religiosa, a Comenda do Mérito de Nossa Senhora de Nazaré. A homenagem foi uma proposição do vereador Miguel Gomes Filho – Miguelito -, aprovada por unanimidade pelos demais integrantes do Legislativo marabaense. Também foi proposta de Miguelito, em legislaturas passadas, a instituição da visita da imagem peregrina à Casa de Leis.

Foram homenageados: o bispo diocesano Dom Vital Corbellini, presidente do Círio de Nazaré em Marabá; padre Peterson Roberto da Silva, pároco do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e direto Executivo da festividade; Jaqueline Alves da Cruz, diretora de Secretaria; Lady Anne de Souza, diretora de Evangelização e Missão; Francisco Taveira, diretor de Decoração; Natália Maria Araújo Silva, diretora de Eventos;  Maria de Lourdes, diretora de Homenagens; Hellen Cristina Araújo, diretora de Marketing e Imprensa; Valderi Mendes de Souza, Wagner Monteiro Lopes e José Tavares, diretores de Procissão e Guarda; e  Gilberto da Silva, diretor de Segurança.

Doze padres de várias paróquias e outras personalidades do mundo católico local fizeram parte da Galeria de Honra. A cantora Ivana Andrade e o músico Erivaldo Santis entoaram cânticos em homenagem a Maria durante a solenidade.

Dom Vital Corbellini, e os padres Peterson e Ademir Gramelik, que durante 16 anos coordenou o Círio de Nazaré em Marabá, assim como os vereadores Márcio do São Félix, Cabo Rodrigo, Cristina Mutran e Gilson Dias se pronunciaram durante a sessão.

Todas as falas, carregadas de emoção, se referiram a Nossa Senhora de Nazaré como a mãe protetora, consoladora e pediram a proteção da padroeira, especialmente neste momento de pandemia de covid-19, que tem levado muitas vidas e para a qual ainda não há cura.

A exemplo de Belém e de outros municípios onde o Círio de Nazaré acontece, em Marabá a romaria, que completa 40 anos no município, será rodoviária e transmitida pelos meios de comunicação locais e redes sociais da Diocese de Marabá.

Por Eleuterio Gomes – De Marabá

(Foto/ Diretoria de Marketing e Imprensa do Círio de Marabá)