CÂMARA DE VEREADORES – HISTÓRIA

Continua depois da publicidade

A Câmara de Vereadores de Parauapebas sempre se manteve parceira dos gestores. Não se viu por parte dos integrantes daquela Casa, em nenhuma de suas composições, uma ferrenha oposição aos gestores municipais eleitos. Contarei a história da Câmara de Vereadores em todas as legislaturas, que foram formadas pelos seguintes vereadores :
1988 – Fernando da Ótica, Egno Nei, Luís Rissardi, Milton Martins, Assis, Chico Brito, Mizael, Zé do Galo e João Brito, sendo esse último vítima de um homicídio o que levou o primeiro suplente, Valdir da Usina a assumir sua vaga. O prefeito à época era Faisal Salmen tendo como vice Renatinho.
1992 – Milton Martins, Fernando da Ótica, Valdir da Usina, Zé Dantas, Nasser Salmen, Jeová, Juca, Zé Batista, Zé Wilson, Dr. Orlando, Odilon Rocha, Rínio Simões e José Dias. Já nesse mandato, tanto Nasser como Fernando renunciaram a seus mandatos, entrando em seus lugares, Cimar Gomes ( que viria a ser prefeito de Canaã dos Carajás) e Valmir Oliveira. O prefeito à época era Chico das Cortinas e tinha Meire Vaz como vice.

1996 – Ademir Paulo Dan ( Juca ), Fernando da Ótica, Zé Wilson, Valdir da Usina , Odilon, De Paula, Renato Resende, Altair Borba, Riba do Gelado, Raimundinho da Ambulância, Ribamar Leite, Francisco Romão e Avenir, sendo que Ribamar Leite renunciou em favor de Valmir Pereira. A prefeita era Bel Mesquita tendo o falecido Milton Martins como vice.

2000 – Ademir Paulo Dan (Juca), Avenir , Fernando da Ótica, Zé Wilson, Valdir da Usina, Odilon, Zé Batista, Altair, Devanir Martins, Irismar, Caiado, Zé Nunes, e Milton Martins. A prefeita novamente foi Bel Mesquita, tendo como vice Meire Vaz.

2004 – Ademir Paulo Dan (Juca), Percília Martins, João do Feijão, Professor Euzébio, Wanterlor Bandeira, Massud, Creuza Vicente, Francis Resende, Adelson e Ávila. O prefeito foi Darci Lermen e o vice, pastor Moisés.


2008
– Faisal, Massud, Euzébio, José Alves, Miquinhas, Raimundo Vasconcelos, Odilon, Francis Resende, Wolner, Percília e Adelson foram os eleitos que tomarão posse em Janeiro de 2009. O prefeito reeleito foi Darci Lermen que desta vez escolheu como vice o médico Dr. Afonso.

Comentando sobre a Câmara eleita, e ratificando aqui o que foi dito em outras postagens, o blogger acha que o atual prefeito não fez as aplicações e as escolhas corretas. Senão Vejamos:
Dos vereadores que se elegeram em 2004 por partidos que foram oposição a Darci, as únicas reeleitas agora foram Francis e Percília.
A atual Câmara sempre foi muito conivente e atenciosa com Darci. Apesar de que, em seus discursos, o prefeito atacou a oposição, chegando a dizer que não havia trabalhado mais, motivado pelos bloqueios feitos pelos vereadores de oposição, isso ficou constatado ser uma inverdade.
Não houve um único projeto enviado pelo executivo que tenha sido vetado pela Câmara Municipal. O blogger é apoiador daquela premissa que o time que está ganhando não deve ser mexido.
O atual prefeito não fez nenhuma força, não sinalizou nada que possa ser compreendido como parceria para os atuais vereadores de oposição. Não se reelegeram, Ávila,Creuza, Wanterlor e João do Feijão. Parceiros do prefeito. Na oposição se elegeram Faisal e Odilon, notadamente vereadores que vão admoestar o próximo governo em tudo que for necessário. Vão ser oposição ferrenha. daquela de “quanto pior, melhor”. Não penso ter agido com sabedoria o atual prefeito. Melhor seria uma boa composição. Sou favorável a premissa de que se puder afastar os problemas, devo fazê-lo quando puder, e o mais rapidamente possível.
Penso que ficaria mais barato, seria mais lucrativo. Mais cômodo e tranquilo. O tempo, Senhor das ações, dirá!