Boletim Epidemiológico aponta 88 novos casos e quatro óbitos por Covid-19 em Parauapebas

O município passa a ter o maior número de fatalidades pela doença no sul e sudeste do Pará, ultrapassando Marabá
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas acaba de divulgar mais um Boletim Epidemiológico sobre o cenário do novo coronavírus no município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mesmo com todos os esforços e trabalho sem trégua no combate à propagação da Covid-19 e na luta para salvar vidas, os números de casos positivos no município aumentam diariamente.

Nesta segunda-feira (26), foram confirmados 88 novos pacientes infectados, além do anúncio de quatro óbitos. A Ascom informa ainda que o número de pessoas que venceram a doença cresceu em mais de 120 desde o último Boletim Epidemiológico, com 44.847 pacientes recuperados.

No total, 317.243 pessoas já foram testadas para a doença desde o início da pandemia, entre o exame PCR e a testagem rápida. Destes, 269.986 foram descartados, enquanto 47.257 casos foram confirmados.

Hoje, 72 pessoas estão internadas, o que representa 59% dos leitos disponíveis em Parauapebas. Em relação ao SUS, 79% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 71% dos leitos de enfermaria estão ocupados. Na rede particular, a capacidade em uso é de 44% para leitos regulares e 80% para UTIs.

A Prefeitura reforça a importância de praticar as orientações do Ministério da Saúde e dos especialistas em relação aos cuidados com a saúde: lave sempre as mãos com água e sabão ou utilize álcool 70%. Evite tocar olhos, nariz e boca. Evite sair de casa, mas caso precise sair, use a máscara de proteção sobre o nariz e a boca o tempo todo – é obrigatório. O distanciamento social é a melhor medida preventiva contra o novo coronavírus.

Em caso de sintomas, procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos seguintes polos: Cidade Nova, VS-10, Minérios e Liberdade 1. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) oferece atendimento 24h exclusivo para pacientes infectados com o novo coronavírus.

Para mais informações, acesse as redes sociais da Prefeitura de Parauapebas.

Óbitos

Com o anúncio de quatro novos óbitos por Covid-19 confirmados nesta segunda-feira, o número de fatalidades pela doença no município se torna o maior do sul e sudeste do Pará, com 357, ultrapassando Marabá. A taxa de letalidade do novo coronavírus em Parauapebas, na semana de 18 a 24 de abril, é de 0,5%.

  • Mulher de 31 anos, puérpera e com obesidade. Veio a óbito no dia 22 de abril, no Hospital Geral de Parauapebas (HGP);
  • Homem de 66 anos, sem comorbidades. Veio a óbito no dia 25 de abril, no Hospital Geral de Parauapebas (HGP);
  • Mulher de 88 anos, com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Veio a óbito no dia 26 de abril, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA);
  • Homem de 71 anos, com doença cardíaca. Veio a óbito no dia 26 de abril, no Hospital Geral de Parauapebas (HGP).

Novos casos

O Boletim Epidemiológico desta segunda revela que 72 dos pacientes confirmados são do sexo masculino, com idades variando de 1 a 74 anos de idade; nas 16 mulheres confirmadas, as idades variam entre 6 e 88 anos.

Os dados divulgados indicam que a maioria dos novos casos se encontra em isolamento domiciliar, com dois pacientes internados e um vindo a óbito. Destes, 68 foram confirmados pelo teste rápido e 20 através do exame PCR, realizado em laboratório particular.

Com os registros anunciados hoje, Parauapebas passa a ter 47.257 casos confirmados. Destes, 72 pacientes estão internados; 1.981 pacientes estão em isolamento domiciliar; 44.847 pacientes foram recuperados e receberam alta; 357 pacientes foram a óbito.

O Boletim afirma ainda que 736 pessoas foram testadas nesta segunda-feira.

Pará

A Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que há 464.068 casos confirmados de Covid-19 no Pará, 433.891 casos recuperados, 12.664 óbitos, 287 casos em análise e 80.173 casos descartados. A atualização ocorreu às 18h01 de 26.04.2021.

Publicidade