Bancários preparam greve para amanhã, 6. Em Parauapebas, categoria também está mobilizada

Continua depois da publicidade

Anunciada na semana passada, a greve dos bancários começa nesta terça-feira, 6, em todo o país. Uma assembleia para organização da greve será realizada nesta segunda-feira (5), às 19h, na sede do Sindicato em Belém. Já em Parauapebas, a categoria também está mobilizada.

Segundo Francinildo Moraes Salvino, delegado do Sindicato dos Bancários do Pará na Caixa Econômica Federal de Parauapebas, metade dos funcionários da agência na qual trabalha já confirmaram a paralisação. “Somos 22 funcionários aqui, 11 vão participar da greve. O banco vai ficar fechado, mas temos que manter 70% dos serviços funcionando”, disse.

Todas as agências vão ficar fechadas por tempo indeterminado. Os funcionários pretendem forçar os bancos à apresentação de uma nova proposta que contemple as reivindicações da categoria.

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Pará, estão incluídos o aumento real de salário, a preservação do emprego e da saúde, o combate às metas abusivas e ao assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades para os bancários

Segundo o Comando Nacional dos Bancários, desde a entrega da minuta, em 11 de agosto, a categoria espera que a Federação Brasileira de Bancos faça uma proposta que contemple o reajuste do salário pela inflação do período acrescido de um ganho real que valorize os trabalhadores, além de outras reivindicações. Como não houve avanço nas negociações, os bancários decidiram entrar em greve.