Avanço do novo coronavírus em Parauapebas está sendo contido

Número de casos confirmados vem caindo nos últimos três meses. Acompanhe os gráficos elaborados pelo Blog
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A pandemia provocada pelo novo coronavírus em Parauapebas deixou, até o momento, 177 mortos. O primeiro caso de Covid-19 registrado no município aconteceu em março. De lá pra cá, mais de 26.500 casos foram confirmados através de exames laboratoriais. 15.500 destes pacientes já foram curados da doença.

O mês de maio foi o mais fatal no município, já que foram registrados 62 óbitos por Covid-19. Todavia, o pico da doença se deu em junho, quando foram apontados 8.181 pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

O Blog preparou gráficos que mostram a evolução da doença e dos óbitos ao longo desses sete meses em que o município convive com a doença. Os gráficos mostram que a contaminação em Parauapebas vem caindo dia após dia. Mas nem por isso devemos relaxar no cuidado para conter o vírus. A secretaria de Saúde do município alerta para que os munícipes continuem alerta e tomando os cuidados de praxe contra o vírus, lavando as mãos sempre que possível, usando álcool em gel, saindo de casa somente quando necessário (sempre usando máscara), evitando aglomerações e fazendo o teste RT-PCR disponível no drive-thru ou nos postos da rede pública.

Parauapebas já realizou, até a sexta-feira (11), o total de 144.308 testes para a doença desde o início da pandemia, entre o exame PCR e testagem rápida. Destes, 117.806 foram descartados.

A testagem em massa da população continua, em sistema de drive-thru e em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Essa ação permite identificar quem já teve a doença e quem é portador assintomático do vírus, além de confirmar os casos em que os sintomas se mostram presentes. 

O exame PCR está aberto para qualquer pessoa, a partir dos cinco anos de idade, devendo ser agendado previamente através do link para realização no sistema drive-thru e de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas UBS dos bairros Guanabara, Jardim Canadá, da Paz, Minérios e Liberdade I, além das localizadas na zona rural, das 8h às 12h. Para testagem nas UBS é necessário encaminhamento médico.

Publicidade