Avançam as obras de pavimentação da estrada de Serra Pelada

A mineradora Vale é responsável pelas obras de pavimentação, conforme foi estabelecido em condicionante determinada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente

Continua depois da publicidade

As obras realizadas pela construtora Ápia, contratada Vale, na estrada de Serra Pelada, já estão com 25% de avanço físico. O projeto vai pavimentar os 31 quilômetros da histórica via municipal que interliga a PA -275, no km 16 ao distrito, no município de Curionópolis.

Grande parte das obras civis de drenagem profunda, entre bueiros, galerias e tubulações, já estão concluídas. Agora prevalecem as atividades de terraplanagem, pavimentação e drenagem superficial. Até o final deste ano, quando está previsto o término das obras, serão executadas ainda a implantação de passarelas e sinalização rodoviária, vertical e horizontal. No mês de junho também foi iniciado o turno noturno de atividades.

Devido à movimentação das máquinas, a comunidade deve ampliar o cuidado com a segurança no trânsito. As recomendações são para estar atenta ao limite de velocidade permitido e à sinalização da via, respeitar o pare e siga e redobrar a atenção para evitar acidentes.

Primeiro emprego

Atualmente cerca de 400 pessoas trabalham nas obras. Uma delas é o auxiliar administrativo Lucas Barros, de apenas 18 anos, que comemora o trabalho por dois motivos. “Este é meu primeiro emprego, tendo aprendido coisas novas importantes para minha carreira profissional e para minha vida. E meu avô materno veio para a região ainda na época do garimpo de Serra Pelada e está sendo motivo de orgulho pra mim. Trabalhar na obra que é a realização do sonho de muitos que moram e trabalham aqui, em ter essa estrada asfaltada”, conta Lucas.

A Vale é responsável pelas obras de pavimentação, conforme foi estabelecido em condicionante determinada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas). A ação é parte do processo de licenciamento ambiental da mina de Serra Leste, operação de minério de ferro da Vale no município.

Ação Social

Paralelamente às atividades de engenharia e contratação local, a Ápia aderiu ao Programa Partilhar criado pela Vale com o objetivo de incentivar sua cadeia de fornecedores a apoiar o desenvolvimento social das comunidades nas localidades onde atua.

No ano passado, a empresa contratada apoiou a reforma da Instituição Avançar, que desenvolve ação voltada para artes marciais, em Curionópolis, e a construção do prédio da Instituição Excelso, que atua com cursos de capacitação, em Serra Pelada. Este ano, também apoia a qualificação profissional de pessoas com deficiência em parceria com a instituição Sorri e o projeto Escolinha de Futebol Chute Certo desenvolvido pela Liga Esportiva de Curionópolis (LEC).

(Ascom Vale. Foto: Divulgação)