Aspectos emocionais dos pacientes oncológicos serão tema de Simpósio em Parauapebas

A programação, que tem início nesta sexta-feira, contará com palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Continua depois da publicidade

A oncologia moderna e os aspectos emocionais serão destaques no II Simpósio da Liga Acadêmica de Oncologia do Sudeste do Pará (LAOSP). O evento acontece nos dias 18 e 19 de outubro de 2019, no Auditório da Instituto Federal do Pará (IFPA), Câmpus Parauapebas.

O Simpósio tem como meta promover o diálogo e a reflexão sobre os aspectos oncológicos e a disseminação de conhecimentos, além da complementação da formação profissional de acadêmicos e profissionais da área da saúde.

A programação contará com palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos. As inscrições serão gratuitas, sendo necessária apenas a doação de 1 kg de alimento não-perecível, que será destinada às famílias carentes que têm pacientes com câncer.

Os médicos da Oncoradium Parauapebas/Marabá, Dr. Rodolfo Amoury e Dr. Leandro Almeida, ministrarão palestras aos participantes do simpósio. Dr. Rodolfo vai destacar sobre os aspectos emocionais do paciente operado, já Dr. Leandro vai falar sobre a espiritualidade ao cuidado do paciente.

“A espiritualidade e o cuidado do paciente fazem parte da base de estruturação do ser humano, mesmo quando ele não acredita em nada maior. O crer em algo vai auxiliar em muito o tratamento oncológico, diminuindo os efeitos colaterais e possibilitando também a redução da doença”, frisa Leandro.

Para Gleiciany Freitas, acadêmica de enfermagem e presidente da Liga Acadêmica de Oncologia do Sudeste do Pará, o simpósio acrescenta na formação dos estudantes com o foco no aprendizado em prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas.

“Além de trazer oportunidades para exposição de trabalhos, incentivando assim o desenvolvimento científico. Para a comunidade, a importância está nas ações. Com a disseminação desse conhecimento, sairão formados profissionais competentes para a área oncológica”.

 O simpósio é uma realização da Liga Acadêmica de Oncologia do Sudeste do Pará (LAOSP) em parceria com o IFPA, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e outros parceiros como a Oncoradium. As inscrições podem ser feitas no site http://bit.ly/IISimposioLAOSP

Relacionados