Artur Brito lidera as intenções de voto para prefeito em Tucuruí

Pesquisa realizada no município aponta que o prefeito, candidato à reeleição, sai na frente tanto consulta na estimulada quanto na espontânea

Continua depois da publicidade

O prefeito Artur Brito, de Tucuruí, que almeja a reeleição, é o favorito entre os pré-candidatos do município ao cargo máximo da Administração Municipal. É o que mostram os números da consulta realizada pela empresa Alvo Pesquisas, entre os dias 15 e 17 deste mês, no município. Segundo os resultados, Brito tem 14,2% da preferência dos eleitores para a reeleição.

Em seguida vêm: Alexandre Siqueira com 13,4%; Eliane Sancler com 12,5%; Jairo Holanda com 10,8%; Hernandes Vaz com 6,9%; Claudiney Furmam com 4,4%; e Tom Bomfim com 1,1%. O percentual de indecisos, aqueles eleitores que ainda não decidirem em quem votar, é de 24,9%. E os que disseram que não votariam em nenhum dos pré-candidatos representam 11,8% dos entrevistados. Esse é o resultado da pesquisa estimulada, onde o entrevistador apresenta ao entrevistado uma lista com os nomes dos prováveis candidatos.

Mas, na pesquisa espontânea, quando o entrevistador apenas pergunta em quem o entrevistado pretende votar, Artur Brito também sai na frente, com 9,2% das intenções de voto, seguido de: Alexandre Siqueira com 8,9%; Eliane Sancler 7,2%; Jairo Holanda com 2,4%; Hernandes Vaz com 1,7%; Claudiney Furmam com 1,1%; Xandão com 0,7%; Marcelo da ACIT, com 0,2%; e Tom Bomfim com 0,2%. Não votariam em nenhum, 10,1%; e ainda não sabe em quem votar 58,3%.

O número de eleitores aptos a votar em Tucuruí, conforme divulgação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é de 75.686 pessoas. Durante coleta de dados para a amostra, os pesquisadores visitaram 400 domicílios, onde foi entrevistada uma pessoa por residência. Os entrevistadores ouviram eleitores de diversas faixas de idade, nível de escolaridade, renda e identidade sexual.

A pesquisa está registrada no TRE-PA sob o número 00952/2020, o nível de confiança é 95% e a margem de erro estimada é de 5% para mais ou para menos.