Artigo: Feliz Páscoa! – Por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Comemoramos a Páscoa do Senhor Jesus Cristo pela celebração da palavra e pela eucaristia. Cristo Jesus não está mais no sepulcro, mas é o eterno vivente; Ele ressuscitou dos mortos. Ele está junto do Pai e está ao nosso lado, dando forças para que a caminhada seja boa, frutuosa e caritativa neste mundo, iluminada pelo Espírito Santo para que um dia possamos participar da vida divina.

Estamos aqui de passagem buscando a cidade permanente. Celebramos a ressurreição de Jesus Cristo que passou da morte à vida. Vamos viver bem o espírito pascal, deixando de lado o ódio, a perseguição e tendo mais amor a Deus, ao próximo como a si mesmo. Por isso devemos nos converter a Cristo e aos irmãos e irmãs. Devemos fazer a Páscoa dentro de nós.

Desta forma a Páscoa é passagem na expressão bíblica e também patrística, dos santos padres, os primeiros escritores cristãos. É a festa das festas, na expressão de São Gregório de Nazianzo, Bispo e Doutor da Igreja do século IV. É a festa mais importante do ano litúrgico, aquela que dá sentido pleno. É uma festa de luz, o Senhor ressuscitado nos ilumina, coloca em nossos corações uma imensa alegria, fé, esperança e caridade.

A mensagem central do domingo da Páscoa é: Cristo Jesus ressuscitou dos mortos. Jesus retomou novamente a vida. Dava a impressão de um fim trágico pela sua paixão, morte de Cristo na cruz; mas eis a novidade que Deus nos deu no seu Filho Jesus Cristo: o Pai ressuscita Jesus dos mortos. Jesus vence a morte tornando-se o Senhor dos vivos e dos mortos. A ressurreição mostra a unidade de Jesus Cristo: a mesma Pessoa que morreu sobre a cruz, é o Ressuscitado dentre os mortos, é o Primogênito, que está à direita de Deus Pai e está ao nosso lado, está na Igreja.

Devemos ter fé na sua presença salvadora nos irmãos e nas irmãs que mais sofrem, nos pobres. Vivamos bem a Páscoa do Senhor em nossa vida, pela superação da violência, tema da CF 2018, pela vida comunitária, familiar e social, na luta pelo bem, pela terra para todos, pela justiça social, contra a falta de amor, pelo amor a Igreja de Jesus Cristo, pela oração aos nossos pastores da Igreja católica, pela missão, pela formação, pela CNBB, pela nossa comunidade, paróquia, diocese, pela unidade na diversidade às pastorais, movimentos, serviços, pessoas de boa vontade.

Morremos e ressurgimos com Cristo. Uma feliz páscoa para todas as pessoas!

Publicidade