Alepa: Bernadete pede abertura de CPI para apurar a crise na Celpa

Continua depois da publicidade

Com assinaturas de dezessete deputados, a deputada Bernadete ten Caten entrou hoje na Assembleia Legislativa do Estado com pedido de instalação de CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – para apurar os fatores determinantes e identificar os responsáveis pela crise que está levando a Centrais Elétricas do Pará – CELPA, do Grupo Rede, à falência, o que veio à tona no dia 28 de fevereiro deste ano, quando a empresa entrou na Justiça com pedido de recuperação judicial, já que não podia mais esconder a grave crise a que estava mergulhada.

Segundo a parlamentar, a CPI, que tem grande receptividade de seus companheiros deputados independente de partido, ainda vai receber a adesão de outros parlamentares que fazem questão de assinar o pedido de instalação da Comissão, a qual deverá ser formada por cerca de sete deputados que terão dois meses para apresentar os resultados das investigações.

No seu pedido de instalação da CPI, a parlamentar historia toda a situação da CELPA, bem como, as discussões promovidas pela Assembleia Legislativa e que, até o momento, não surtiram qualquer efeito positivo em prol da população que, no fim, é que está pagando pela má gestão da distribuidora de energia elétrica do Pará, que tem o pior desempenho no grupo Rede.

Bernadete cita por exemplo a apropriação indébita, pela CELPA, das taxas cobradas da população para a iluminação pública em todas as cidades paraenses, e que não foram repassadas aos municípios que gerenciam o sistema. Ela também critica a péssima qualidade dos serviços e critica o aumento da tarifa determinado pela Justiça, recentemente, acima dos índices da inflação.

Lembra, ainda, das dívidas milionárias da Celpa para com o Estado e para com a Agência Nacional de Energia Elétrica que, por esta razão, não autorizou qualquer aumento na tarifa de energia elétrica, daí a empresa paraense ter recorrido à Justiça por esse aumento que foi concedido, ao seu ver, de forma irregular diante da situação calamitosa em que a Celpa se encontra, à beira da falência.

“Esta casa de leis, como representante do povo paraense, precisa tomar uma atitude mais enérgica sobre essa questão, deve discuti-la e tomar providências através de uma CPI, a fim de investigar a crise da Celpa, suas causas e consequências, identificando e punindo seus responsáveis. Por se constituir em “acontecimento de relevante interesse para a vida pública e a ordem constitucional, legal, econômica e social do Estado”, afirma Bernadete.

Lista dos deputados que já assinaram a CPI da Celpa:

Nélio Aguiar (PMN), Valdir Ganzer (PT), Edmilson Rodrigues (Psol), Alfredo Costa (PT), Zé Maria (PT), Carlos Bordalo (PT), Bernadete ten Caten (PT), Milton Zimmer (PT), Cássio Andrade (PSB), Edilson Moura (PT), Eduardo Costa (PTB), Eliel Faustino (PR), Júnior Hage (PR), João Salame (PPS), Airton Faleiro (PT), Alexandre Von (PSDB) e Raimundo Santos (PEN).

4 comentários em “Alepa: Bernadete pede abertura de CPI para apurar a crise na Celpa

Deixe seu comentário

Posts relacionados