Aeroportos do Pará recebem caminhões de combate a incêndio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

downloadOs aeroportos de Marabá, Altamira e Santarém receberão caminhões de combate a incêndio da Secretaria de Aviação Civil (SAC). O município de Marabá já recebeu dois veículos e Altamira e Santarém receberão dois veículos cada, que vão garantir a segurança das operações e dos passageiros do interior do Pará.

Cerca de 700 mil pessoas serão beneficiadas e o investimento é de aproximadamente R$11 milhões. Além dos caminhões, os aeródromos ainda serão modernizados com recursos do Programa de Investimento em Logística: Aeroportos, coordenado também pela SAC, que investirá cerca de R$442,1 milhões no desenvolvimento dos aeroportos regionais do Pará.

“Com esses caminhões, mostramos que estamos melhorando a qualidade da gestão e garantindo um alto padrão de serviço para a população brasileira. Vimos os aeroportos que mais precisavam desses investimentos, como os aeroportos da Amazônia, que são fundamentais para o transporte da população devido às grandes distâncias. A nossa ideia é integrar o país para garantir novas oportunidades aos brasileiros”, disse.

Cada caminhão tem capacidade de armazenar 6,1 mil litros de água e 780 litros de espuma. O jato do canhão de teto lança, além de água e espuma, pó químico e alcança uma distância de 70 metros. O display que mostra “comportamento” do veículo (quantidade de água, pressão do jato, etc.) foi modernizado para dar mais segurança ao operador que trabalha de dentro ou de fora do caminhão durante a emergência.

O ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, esteve ontem pela manhã na fábrica da montadora Lavrita, em São Bernardo do Campo (SP), para cerimônia de entrega dos primeiros 35 caminhões do programa. Além do Pará, os veículos serão distribuídos em mais 12 estados brasileiros: Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Acre, Ceará, Maranhão, Amazonas e Amapá.
PROGRAMA

O Pará conta com 24 aeroportos incluídos no Programa de Investimento em Logística. São eles Almeirim, Altamira, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Dom Elisão, Ilha de Marajó, Itaituba, Jacareacanga, Marabá, Monte Alegre, Novo Progresso, Oriximiná, Porto de Trombetas, Ourilândia do Norte, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Rurópolis, Santana do Araguaia, Santarém, São Félix do Xingu e Tucuruí. Quatro estão em fase de estudo preliminar.

Fonte: Diário do Pará