Advogados pedem impeachment de Roseana Sarney

Um grupo de oito advogados enviou à Assembleia Legislativa do Maranhão pedido de impeachment da governadora Roseana Sarney. Em documento, os causídicos denunciam a política maranhense por crime de responsabilidade …

Um grupo de oito advogados enviou à Assembleia Legislativa do Maranhão pedido de impeachment da governadora Roseana Sarney. Em documento, os causídicos denunciam a política maranhense por crime de responsabilidade em razão das violações de direitos humanos ocorridas no Centro de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

A denúncia foi feita com base na lei 1.079/50(crimes de responsabilidade), que estabelece que os governadores de Estado poderão ser denunciados pelos crimes de responsabilidade definidos na mesma norma.

No texto, os advogados alegam que Roseana é responsável por zelar pelo exercício dos direitos políticos, individuais e sociais dos cidadãos maranhenses, o que, segundo seu entendimento, não tem ocorrido.

O documento traça então um panorama da situação carcerária do MA, relatando o número de mortos e a crise por que passa o sistema penitenciário.

O Estado do Maranhão foi responsável, em 2013, por 27,52% das mortes violentas nas prisões do país, o que indubitavelmente confirma a gravidade e a excepcionalidade da crise no sistema carcerário do Estado do Maranhão, em especial no complexo penitenciário de Pedrinhas“, aponta o texto.

O documento afirma então que os fatos ocorridos nos últimos meses em Pedrinhas afrontam a legislação brasileira e internacional de proteção aos direitos humanos e apontam a responsabilidade do Estado do MA nos eventos.

O Estado do Maranhão criou as condições necessárias para a violação do direito à vida e não agiu para evitar que, ao longo de todo o ano de 2013 e início de 2014, pessoas sob sua custódia fossem barbaramente mortas“, afirmam os advogados.

É preciso a Governadora Roseana Sarney seja arredada do cargo público, que seja afastada do governo por não compenetrar suas altas responsabilidades como depositária da autoridade do povo“, finaliza o pedido.

Confira o documento na íntegra.

3 comentários em “Advogados pedem impeachment de Roseana Sarney

  1. Riba Ribinha Responder

    Vergonha, brio, reconhecer incompetencia, isso a turma do sarney não tem. Se tivesse, eles já tinham pego o chapéu e vazado lá para o Amapá.

  2. Leonardo Soares Responder

    Eu duvido que OAB ou qualquer outro órgão na esfera federal, tenha o poder de tirar a Roseane e sua falange do poder. O Maranhão é um território exclusivo dos Sarneys, nem mesmo o presidente da republica ousaria tal façanha,quanto menos um punhado de advogados… utopia!

  3. Pers Picácio Responder

    Cerca de 80% da população de Parauapebas é composta por respeitados, trabalhadores e empreendedores Maranhenses.
    Estranho que esta matéria não tem sido digna de nenhum comentário.
    50 Anos de família Sarney no comando, o Estado não consegue deslanchar no desenvolvimento, e ainda por cima, quanto mais pobre mais está ficando violento.

Deixe seu comentário