Adepará estuda implantar Guia de Trânsito Vegetal no sudeste paraense

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Continua depois da publicidade

Da Agência Pará de Notícias

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) vai implantar, até o fim do ano, a Guia de Trânsito Vegetal (GTV) nos principais polos de produção de abacaxi do Estado, começando pelos municípios de Floresta do Araguaia e Conceição do Araguaia, no sudeste paraense.

A região é conhecida pela grande produção de abacaxi, com destaque para Floresta do Araguaia que, atualmente, é o maior produtor do fruto do Brasil, segundo dados do IBGE. Com a GTV, a Adepará vai obter dados da produção e trânsito de espécies do fruto de cada município, com objetivo de auxiliar o Estado na criação de programas para intensificar a produção e a produtividade, bem como identificar com precisão a origem dos produtos.

Em maio, a instituição se reuniu com os produtores e representantes do poder público local, para avaliar a situação da produção do fruto. O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Agricultura de Floresta do Araguaia, Emater, produtores, sindicato de produtores e agrônomos das regionais de Xinguara e Redenção, da Adepará.

Na ocasião, ficou definido que os produtores vão fazer o cadastro junto à Adepará, entre os meses de julho e agosto. Em setembro, haverá o trabalho de educação sanitária e, finalmente, até o fim do ano será implantada a guia na região, explica Gabriela Polaro, titular da Gerência de Defesa Vegetal.

“Primeiramente, faremos o cadastro dos produtores e, até o fim do ano, quando começa o período de maior produção do abacaxi na região, estaremos implantando efetivamente a GTV, conforme preconiza o trabalho de defesa vegetal, que é de suma importância para o Estado, pois contribui para uma atuação mais efetiva na fitossanidade, além de ser um processo de rastreabilidade de produtos vegetais importantes para a economia paraense”, enfatiza.

Relacionados