Ações do governo beneficiam Afuá

Município conhecido como a "Veneza da Ilha de Marajó" foi alvo de ações do governo
Entrega de equipamentos em Afuá

Continua depois da publicidade

Brasília – Os moradores de Afuá, na fronteira do Pará com o Amapá, tiveram uma terça-feira (18) movimentada. Participaram da programação de ações do governo, com a presença da comitiva de autoridades dos dois estados, liderada pelo governador Helder Barbalho (MDB), que anunciou novas obras, a inauguração da reconstrução de uma Escola e a entrega de equipamentos para fortalecer a economia local, notadamente as atividades pesqueira e agrícola.

Com características únicas em toda a Amazônia, Afuá é conhecida como a “Veneza Marajoara” ou “Veneza Amazonense”, pois a cidade se levanta sobre as águas, pouco a pouco sobre o terreno de várzea, cujas ruas são interligadas por amplas palafitas cuidadosamente construída em madeira. Devido essa característica, é proibido a circulação de automóveis na cidade, o que a torna prazerosa e bela e um atrativo turístico exótico e peculiar.

Ressentindo-se de uma forte crise econômica devido acelerado êxodo rural desde os anos 90, o que provocou uma desornada ocupação de seu solo, o município precisa de apoio para reencontrar com o crescimento.

Ações

Na área educacional, o governo do estado executou na Escola Estadual Leopoldina Guerreiro uma reconstrução completa, recebendo novos módulos. A obra contemplou uma área de 1.585 m², com salas de aula, banheiros, pátio e refeitório coberto, laboratório de informática, biblioteca entre outros espaços. A instituição de ensino atende 1.208 alunos na modalidade Ensino Médio regular, Sistema Modular de Ensino (Some) e Atendimento Educacional Especializado (AEE), elevando a educação do município a um novo patamar de qualidade.

Antiga reinvindicação dos moradores, os alunos matriculados na Leopoldina Guerreiro agora terão condições de avançar nos estudos com mais conforto e suporte de equipamentos que antes pareciam um sonho distante.

Atendendo demanda dos comerciantes e empresários da área de serviços, o governador assinou termo compromisso de obras para construir passarela em concreto armado na Av. Floriano Peixoto, e o termo de abertura de licitação para as obras do Terminal Hidroviário do Marajó, que vai permitir que se estabeleça um entreposto na cidade, favorecendo a economia local.

A prefeitura recebeu aparelhos de ar condicionado e ventiladores para proporcionar mais conforto aos servidores no atendimento aos munícipes.

Para fortalecer as atividades pesqueira e agrícola, o Governo do Pará repassou 710 motores de rabetas adquiridas por meio de emenda parlamentar do deputado federal Joaquim Passarinho (PSD-PA), o mais votado na região. O Ginásio Poliesportivo de Afuá ficou pequeno para comportar o número de beneficiários do programa, que já possuíam o casco ou canoa que agora terão propulsão de novos motores e eixos novos e fábrica.

As rabetas ajudarão na locomoção dos cidadãos e na execução de atividades nas comunidades mais distantes. “São mais de R$ 500 mil reais em equipamentos e tenho a satisfação de ser o deputado federal mais votado deste município e nada como trazer obras e serviços para Afuá, e logo logo estaremos aqui para trazer mais equipamentos”, prometeu Joaquim Passarinho.

Convênios

Helder Barbalho assinou convênios com o prefeito Odimar Salomão (PSD) para a construção de uma creche no bairro Capim Marinho, a ampliação e conclusão do Sistema de Abastecimento de Água do mesmo bairro e a obra de reconstrução da Avenida Floriano Peixoto.

Após as entregas, o chefe do Executivo Estadual caminhou pelas passarelas da cidade e inspecionou na visita as instalações do Hospital Municipal de Afuá.

Durante o percurso, Helder Barbalho conversou com moradores e ressaltou que o Estado tem realizado diversas ações no município como a reconstrução da quadra de esportes Dr. Nelson Salomão, todas realizadas em 2019.

“O Governador Helder Barbalho já entregou a nossa rua aqui de concreto, outra ali [apontando], e é um prazer para nós recebê-lo aqui. A entrega dos motores para os ribeirinhos vai ser bom. Eu faço o serviço de rede de pesca e isso vai melhorar muito para eles“, disse o aposentado José Leitão Coelho, de 83 anos, morador de Afuá.

Participaram da agenda, o presidente da CPH, Abraão Benassuly; secretária de Educação do Estado, Elieth Braga; deputados federais Junior Ferrari, Joaquim Passarinho, ambos do PSD; deputada federal Elcione Barbalho (MDB), prefeito de Afuá, Odimar Salomão; secretário regional do Marajó, Jaime Barbosa; senador Davi Alcolumbre (Amapá); chefe da Casa Civil, Iran Lima, além de autoridades locais.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.