Ações do governo beneficiam Afuá

Município conhecido como a "Veneza da Ilha de Marajó" foi alvo de ações do governo
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Entrega de equipamentos em Afuá

Continua depois da publicidade

Brasília – Os moradores de Afuá, na fronteira do Pará com o Amapá, tiveram uma terça-feira (18) movimentada. Participaram da programação de ações do governo, com a presença da comitiva de autoridades dos dois estados, liderada pelo governador Helder Barbalho (MDB), que anunciou novas obras, a inauguração da reconstrução de uma Escola e a entrega de equipamentos para fortalecer a economia local, notadamente as atividades pesqueira e agrícola.

Com características únicas em toda a Amazônia, Afuá é conhecida como a “Veneza Marajoara” ou “Veneza Amazonense”, pois a cidade se levanta sobre as águas, pouco a pouco sobre o terreno de várzea, cujas ruas são interligadas por amplas palafitas cuidadosamente construída em madeira. Devido essa característica, é proibido a circulação de automóveis na cidade, o que a torna prazerosa e bela e um atrativo turístico exótico e peculiar.

Ressentindo-se de uma forte crise econômica devido acelerado êxodo rural desde os anos 90, o que provocou uma desornada ocupação de seu solo, o município precisa de apoio para reencontrar com o crescimento.

Ações

Na área educacional, o governo do estado executou na Escola Estadual Leopoldina Guerreiro uma reconstrução completa, recebendo novos módulos. A obra contemplou uma área de 1.585 m², com salas de aula, banheiros, pátio e refeitório coberto, laboratório de informática, biblioteca entre outros espaços. A instituição de ensino atende 1.208 alunos na modalidade Ensino Médio regular, Sistema Modular de Ensino (Some) e Atendimento Educacional Especializado (AEE), elevando a educação do município a um novo patamar de qualidade.

Antiga reinvindicação dos moradores, os alunos matriculados na Leopoldina Guerreiro agora terão condições de avançar nos estudos com mais conforto e suporte de equipamentos que antes pareciam um sonho distante.

Atendendo demanda dos comerciantes e empresários da área de serviços, o governador assinou termo compromisso de obras para construir passarela em concreto armado na Av. Floriano Peixoto, e o termo de abertura de licitação para as obras do Terminal Hidroviário do Marajó, que vai permitir que se estabeleça um entreposto na cidade, favorecendo a economia local.

A prefeitura recebeu aparelhos de ar condicionado e ventiladores para proporcionar mais conforto aos servidores no atendimento aos munícipes.

Para fortalecer as atividades pesqueira e agrícola, o Governo do Pará repassou 710 motores de rabetas adquiridas por meio de emenda parlamentar do deputado federal Joaquim Passarinho (PSD-PA), o mais votado na região. O Ginásio Poliesportivo de Afuá ficou pequeno para comportar o número de beneficiários do programa, que já possuíam o casco ou canoa que agora terão propulsão de novos motores e eixos novos e fábrica.

As rabetas ajudarão na locomoção dos cidadãos e na execução de atividades nas comunidades mais distantes. “São mais de R$ 500 mil reais em equipamentos e tenho a satisfação de ser o deputado federal mais votado deste município e nada como trazer obras e serviços para Afuá, e logo logo estaremos aqui para trazer mais equipamentos”, prometeu Joaquim Passarinho.

Convênios

Helder Barbalho assinou convênios com o prefeito Odimar Salomão (PSD) para a construção de uma creche no bairro Capim Marinho, a ampliação e conclusão do Sistema de Abastecimento de Água do mesmo bairro e a obra de reconstrução da Avenida Floriano Peixoto.

Após as entregas, o chefe do Executivo Estadual caminhou pelas passarelas da cidade e inspecionou na visita as instalações do Hospital Municipal de Afuá.

Durante o percurso, Helder Barbalho conversou com moradores e ressaltou que o Estado tem realizado diversas ações no município como a reconstrução da quadra de esportes Dr. Nelson Salomão, todas realizadas em 2019.

“O Governador Helder Barbalho já entregou a nossa rua aqui de concreto, outra ali [apontando], e é um prazer para nós recebê-lo aqui. A entrega dos motores para os ribeirinhos vai ser bom. Eu faço o serviço de rede de pesca e isso vai melhorar muito para eles“, disse o aposentado José Leitão Coelho, de 83 anos, morador de Afuá.

Participaram da agenda, o presidente da CPH, Abraão Benassuly; secretária de Educação do Estado, Elieth Braga; deputados federais Junior Ferrari, Joaquim Passarinho, ambos do PSD; deputada federal Elcione Barbalho (MDB), prefeito de Afuá, Odimar Salomão; secretário regional do Marajó, Jaime Barbosa; senador Davi Alcolumbre (Amapá); chefe da Casa Civil, Iran Lima, além de autoridades locais.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.