Abel Figueiredo: Carga de álcool carburante é apreendida pela Sefa

O flagrante foi feito pela equipe da Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás, com sede em Marabá, que constatou que a nota fiscal já havia sido utilizada
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
O caminhão com 44 mil litros de álcool carburante estava seguindo para Marabá

Continua depois da publicidade

Um caminhão tanque com 44 mil litros de álcool anidro carburante foi apreendido por servidores da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), lotados na Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás, com sede em Marabá, sudeste do estado. A apreensão foi realizada, nesta quinta-feira (19), na unidade de Carne de Sol, município de Abel Figueiredo, a 83 km de Marabá, na mesma região.

O veículo proveniente do município de Ulianópolis, também no sudeste do estado, tinha como destino Marabá. Segundo a Sefa, o motorista tentou burlar a fiscalização tributária apresentando uma nota fiscal já utilizada em outra passagem, no dia 17.

No entanto, a irregularidade foi detectada com a pesquisa no sistema informatizado da Sefa e a nota fiscal foi desconsiderada, por ser inidônea. Foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 73,755 mil.

O valor da mercadoria é de R$ 157,596 mil. De acordo com o coordenador da unidade, fiscal de receitas estaduais Gustavo Bozola, esse tipo de ocorrência é conhecida como nota viajada, onde tentam utilizar notas fiscais anteriores, na tentativa de evitar o pagamento do imposto em nova operação de trânsito.

Tina DeBord – com informações da Sefa