1º Festival de Música Instrumental em Marabá será gratuito e acontecerá de 6 a 8 de maio

O evento tem como patrocinadores o Instituto Cultural Vale e Banpará; a realização é da TheRoque Produções, Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo
Trio Corrente. Foto: divulgação

Continua depois da publicidade

Regado a muita música, nos dias 6, 7 e 8 de maio, acontece o Primeiro Festival de Música Instrumental em Marabá. O evento, totalmente gratuito, será realizado no teatro do Carajás Centro de Convenções e contará com vários estilos musicais, como Jazz, Chorinho e Música Popular Brasileira (MPB). A programação vai oferecer também oficinas com conteúdos sobre música e arte para o público em geral.

Para participar dos shows, o público deve adquirir o voucher, disponível na  plataforma Sympla, por meio do link https://www.sympla.com.br/maraba-jazz-festival—2022__1531743,   e gerar o bilhete para os shows que deseja participar. A cada dia de festival serão ofertados mil (1.000) ingressos para os eventos musicais, destas 100 vagas são destinadas à Pessoa com Deficiência e mais 100 para seu (sua) acompanhante. A partir do dia 20 de abril o público já poderá acessar a plataforma para adquirir os vouchers. Caso não sejam preenchidas todas as vagas por meio da Sympla, a organização do evento fará a distribuição de vouchers na portaria do Centro de Convenções, uma hora antes de iniciar os shows.

Na programação serão adotadas medidas sanitárias preventivas em função da Covid-19, como apresentação do comprovante de pelo menos duas doses da vacina contra o Coronavírus, uso obrigatório de máscara, e também aferição de temperatura dos frequentadores do Carajás Centro de Convenções durante os dias de realização do evento.

Acessibilidade

Todo o festival foi pensado de forma inclusiva para dar acessibilidade ao público diversificado. Haverá vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD), o espaço também será sinalizado indicando o acesso ao elevador para este público. No auditório onde ocorrerão os shows, haverá uma área destinada a cadeirantes e/ou pessoas com dificuldade de locomoção, bem como reservada ao seu acompanhante. No total, serão destinadas 100 vagas para pessoas com deficiência, correspondentes a 10% da capacidade total do auditório do Centro de Convenções, também terá a mesma quantidade de vagas destinadas aos acompanhantes da PcD. Ao gerar o voucher na plataforma Sympla, é necessário informar que o acesso é para a área exclusiva para pessoas com deficiência.

Toda a estrutura do Carajás Centro de Convenções possui
acessibilidade, seja com rampas ou elevador.

O espaço também conta com cinco poltronas destinadas a pessoas com obesidade, bem como banheiro adaptado para cadeirantes. Para atender as pessoas com deficiência auditiva, será disponibilizado intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), tanto no palco, durante as apresentações musicais, como também nas oficinas, que farão parte da programação do evento.

Confira as principais atrações musicais:

O primeiro dia de festival, sexta-feira (06/05), abre com a participação de Duo Siqueira Lima, às 19h, com o melhor da Música Popular Brasileira. Na sequência, às 20h, o show é por conta de Thiago Espírito Santo e Sandro Haick Duo, de São Paulo, que trabalham com um repertório que evidencia suas raízes musicais, suas grandes influências e passeiam por diferentes ritmos e estilos. A partir das 21h quem irá abrilhantar o palco é Carol Panesi e Grupo, formada por Fábio Leal (guitarra), Guegué Medeiros (bateria), Jackson Silva (baixo), e a autora das composições, Carol Panesi, que se reveza no violino, voz, trompete e piano. Para finalizar a noite com todo estilo, o trio Azymuth animará o público, às 22h com a fusão, geralmente instrumental, de samba, funk e jazz.  O trio originalmente era composto por José Roberto Bertrami, tecladista e arranjador, que faleceu em 2012. Atualmente, é formado por Alexandre Malheiros, no baixo e guitarra, e por Ivan Conti, na bateria e percussão. Mesmo após a perda de Bertrami, Azymuth permanece em cena com o nome de “Trio Azymuth”.

Trio Corrente. Foto: divulgação.

Para o segundo dia, sábado (07/05), a animação da noite começa ao som do Jazz Amazônico, às 19h, com Rafael Guerreiro Quinteto, do Pará. Em sequência, às 20h, quem vai animar o público é o grupo marabaense Pirucaba Jazz, com música instrumental regional. A partir das 21h, quem comandará o palco é o artista maranhense, Jayr Torres Quarteto, ao som de Jazz. Para finalizar a noite com chave de ouro, às 22h, sobe no palco o Trio Corrente, de São Paulo, composto pelo baterista Edu Ribeiro, pelo pianista Fábio Torres e pelo contrabaixista, Paulo Paulelli. O grupo une a tradição dos trios de samba-jazz dos anos 60 à criatividade do jazz moderno para interpretar de forma única clássicos da música brasileira. O Trio foi vencedor do Grammy Award pelo álbum Song For Maura e pelo mesmo trabalho também venceu o Latin Grammy.

Fernando César e Regional. Foto: Renato Cortez

No domingo (08/05), terceiro e último dia de festival, o show terá início às 18h com o grupo marabaense Choro e Harmonia com o estilo musical chorinho. Às 19h a programação é com os mestres: Aldo Sena e Curica, mais o Clube da Guitarrada, de Belém do Pará, com o estilo musical guitarrada e lambada instrumental. O estilo chorinho toma conta do palco às 20h, com a presença de Fernando César juntamente com seu Regional que é formado por Pedro Vasconcellos, no cavaquinho, Thanise Silva, na flauta, Bruno Patrício, no saxofone, e Luiz Ungarelli, no pandeiro. Quem fecha a programação musical do festival é o grupo Carajazz Marabá Orquestra Popular, formado por músicos locais que sobem ao palco às 21h. Os artistas se uniram para difundir a música instrumental em formação big band (definição usada para descrever um grande grupo instrumental associado ao jazz).

Oficinas

Além de música da melhor qualidade, o festival vai promover também capacitação, com a realização de oficinas sobre “Produção de Conteúdo e Relacionamento com a Imprensa”, com Sônia Ferro; “Introdução básica à Iluminação Cênica”, com Zé Mário Petersen; “Canto Intuitivo”, com Carol Panesi; “Prática de Conjunto no Chorinho”, com Fernando César; “Jazzcomplicando o jazz com a escala pentatônica”, com Jayr Torres.

Confira a agenda:

Dias 2 e 3 de maio:

Oficina: Produção de Conteúdo e Relacionamento com a Imprensa, com Sônia Ferro.

Local: Plataforma online Zoom.

Duração: 6 horas.

Horário: 19h às 22h.

Vagas: 30.

 Dias 03 e 04 de maio

Oficina: Introdução básica à Iluminação Cênica, com Zé Mário Petersen.

Local: Cine Marrocos, Marabá Pioneira.

 Duração: 6 horas.

Horário: 19h às 22h.

Vagas: 30.

Dias 04 e 05 de maio

 Oficina: Canto Intuitivo, com Carol Panesi.

Local: Galeria Vitória Barros.

Duração: 6 horas.

Horário: 19h às 22h.

Vagas: 15.

Dias 5 e 6 de maio

Oficina: Prática de Conjunto no Chorinho, com Fernando César.

Local: Cine Marrocos, na Marabá Pioneira.

Duração: 6 horas.

Horário: Dia 05/05, das 19h às 22h e dia 06/05 das 09h às 12h.

Vagas: 20.

Dia 6 de maio

Oficina: Jazzcomplicando o jazz com a escala pentatônica, com Jayr Torres.

Local: Cine Marrocos, na Marabá Pioneira.

Duração: 4 horas.

Horário: 14h às 18h.

Vagas: 20.

Para se inscrever nas oficinas o público deve acessar a plataforma Sympla, e selecionar a(s) oficina(s) que deseja participar. Em breve a organização do evento divulgará o link para a realização das inscrições.

Serviço:

O que? 1° Marabá Jazz Festival

Quando? Oficinas: de 2 a 6 de maio. Shows:6 a 8 de maio

Onde? Teatro do Centro de Convenções

Ingressos? Estarão disponíveis a partir do dia 20 de abril, e serão gerados por meio do link: https://www.sympla.com.br/maraba-jazz-festival—2022__1531743

 ______________________________________________________

Contato da Assessoria de Imprensa

Cynthia Barreto: (63) 98108-9538