Beneficiado por liminar, João Salame volta ao cargo e dará coletiva hoje às 16 horas

Continua depois da publicidade

imagePor Paulo Costa – correspondente do blog em Marabá

O prefeito de Marabá, João Salame Neto (Pros), ficou menos de 12 horas fora do cargo, oficialmente. Isso porque o Acórdão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que o afastou oficialmente, só saiu na manhã de ontem, terça-feira, 12. No mesmo dia, seus advogados ingressaram no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com uma Medida Cautelar para que ele retornasse ao cargo. A decisão estava prevista para hoje, quarta-feira, 13, mas o ministro Henrique Neves, concedeu liminar favorável a Salame, que reassumirá o cargo hoje, às 16 horas.

É nesse horário que ele vai desembarcar no Aeroporto de Marabá e conceder entrevista à Imprensa local. Dezenas de correligionários já cogitam receber o gestor ao retornar à cidade. Alguns falam em carreata pelas ruas da cidade, mas outros estão reticentes porque foi justamente um movimento desses que deu origem à cassação do prefeito João Salame.

O clima em Marabá não estava sendo dos melhores nos últimos dias e os secretários e outros servidores que assumiram cargo de chefia temiam ser exonerados porque não foram indicados pelo vice-prefeito Luiz Carlos Pies, que assumiu a prefeitura e já tinha reunido com alguns titulares de pasta. Havia um temor quase generalizado de que Luiz Carlos assumisse a prefeitura por um longo tempo ou pelo resto do mandato e mudasse os rumos do município.

Vários vereadores externaram essa manifestação, até mesmo os da oposição a Salame, que mostraram-se reticentes ao nome de Luiz Carlos à frente da Prefeitura de Marabá. A esposa de Salame, Abiancy Cardoso Rosa, chegou a postar uma mensagem com esse teor em uma rede social, mas depois, repreendida por alguém do grupo governista, acabou retirando a mensagem que demonstrava temor com o longo tempo que João estivesse fora da Prefeitura.

Mas a batalha judicial de Salame não terminou. O mérito do seu caso ainda deverá ser julgado pelo Pleno do TSE, possivelmente no próximo ano. Ontem, em Brasília, ele entregou à presidência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), documentos, áudio e um vídeo que teriam mais denúncias contra juízes do TRE-PA. Já se fala em novas revelações bombásticas, mas o teor ainda não foi divulgado formalmente.