Parauapebas: Conselho Municipal de Saúde deverá reprovar contas da Oscip Bem Viver. Parceria não deu certo e está perto do fim.

Continua depois da publicidade

Em Parauapebas, as ações vinculadas a saúde devem receber um parecer do Conselho Municipal de Saúde, órgão permanente e deliberativo formado por representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.

O CMS atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Como agente controlador da saúde, o Conselho Municipal recebeu, para fiscalização e aprovação, as contas da Oscip Bem Viver ( que administra o Hospital Municipal Teófilo Soares ) referentes aos últimos doze meses.

As referidas contas foram encaminhadas à uma Comissão Interna do CMS para análise. Segundo relatou um dos conselheiros, não existe a menor possibilidade das mesmas receberem um parecer pela aprovação, tamanha a discrepância dos números.

Reunião da Comissão Interna para emissão do parecer final está agendada para o dia 16 de agosto. Já a reunião que votará o parecer e aprovará ou não as contas apresentadas pela Bem Viver deverá acontecer no dia 23 de agosto.

Parece que a parceria Prefeitura de Parauapebas/ Oscip Bem Viver não anda nada bem. Segundo informações, em julho, o atual secretário de Saúde, Afonso Vidinha, só teria autorizado o pagamento da Folha de Pagamento e outras despesas essenciais ao funcionamento do Hospital administrado pela Oscip.

É bom lembrar que essa parceria com a Oscip foi aprovada pelo CMS em 17 de maio de 2011. Este Blogger esteve presente nesta reunião e é testemunha que houve a aprovação sob a tutela de que caso a ação não desse certo poderia ser rescindida a qualquer momento. De lá pra cá várias ações judiciais foram impetradas contra a contratação da citada Oscip e não houve a tão esperada e relevante melhora nos serviços naquela casa de saúde.

Segundo o contrato celebrado entre as partes, PMP e Oscip, este pode ser rescindido por qualquer das partes a qualquer momento. Resta saber se a Semsa e a PMP esperarão a desaprovação das contas pelo Conselho Municipal de Saúde para tomar a atitude de rescindí-lo.

8 comentários em “Parauapebas: Conselho Municipal de Saúde deverá reprovar contas da Oscip Bem Viver. Parceria não deu certo e está perto do fim.

  1. alguem Responder

    Será que só a OSCIP é a unica culpada de alguma coisa ou há interesses por trás desta????, afinal de contas o atual secretario da SEMSA era o braço direito do antigo secretario, que teve como principal mudança e feito de sua passagem pela SAÚDE, implantar a OSCIP através de aprovação pelo próprio conselho de saúde, que no dia em questão votou em peso para que a OSCIP entrasse (acho que só houve 1 contra). Será que vão fazer uma auditoria séria para saber se houve rombo e o tamanho desse….. Por que esse rombo com certeza não ficava só pra OSCIP. Ou será que o conselho municipal de saúde está sendo mais uma vez sendo utilizado para manobra politica da oposição……. Pois se alguma coisa estivesse errada só vai aparecer agora, 1 ano e meio depois, em época de eleição….. Só da pra saber que ninguém é santo nessa historia….

  2. robson cunha do nascimento Responder

    Caro amigo Zé Dudu, só quem não viu as irregularidades na contratação da gang, ops, ong “Bem Viver” foram o Professor aloprado, o Ministério Público e a Câmara de Vereadores, de resto, todos viram que não passou de mais uma forma de desviar o dinheiro público em Parauapebas. A maior obra desta turma do “Cazuza” foi a contratação da transportadora de doentes, que faz mais viagens para Marabá e região que a Transbrasiliana, Açailândia, COOCAVUMP e COOPASUL juntas. Após a reprovação das contas pelo Conselho de Saúde, esperamos que o MP tome as providências legais necessárias para, pelo menos, ressarcir a população de Parauapebas dos recursos desviados.

  3. Fabio Responder

    Até seria de bom proveito uma “OSCIP” desde que viesse através de licitação, pois do jeito que veio foi uma “empresa” desuqalificada que não sabia muito bem a realidade do município, nao sabendo lidar com funcionários públicos e celetistas ao mesmo tempo. Acho q dava pra digitar 2 ou 3 folhas de falahas dela. Apesar de haver algumas melhorias sim!

  4. Cida Responder

    Até que enfim uma noticia boa. Essa malfadada OSCIP nunca deveria ter vindo se instalar em Parauapebas, vale lembrar que ela foi colocada goela abaixo pelo prefeito Darci Lermen, esse prefeito só fez lambança.

Deixe seu comentário

Posts relacionados