Marabá: nível do Rio Tocantins vai à 9 metros e Defesa Civil já começa a construir abrigos

Continua depois da publicidade

Na manhã de ontem, a régua pluviométrica no Tocantins marcava 9,05 metros acima do normal. O rio subiu rapidamente, uma vez que anteontem marcava 8,30 metros. Esta marca, segundo Joab Pontes, coordenador da Defesa Civil em Marabá, foi alcançada apenas em fevereiro de 2011. A preocupação agora é com a construção de abrigos para atender as famílias que devem ser atingidas pela cheia.

A empresa responsável pela construção dos abrigos deverá ser conhecida depois de amanhã, na Secretaria de Obras de Marabá, ocasião em que serão abertos os envelopes e a empresa que fizer a menor oferta pelo serviço ganhará a concorrência. O abrigo deverá comportar 200 famílias e deve começar a ser construído na próxima segunda-feira (16), segundo previsões da Defesa Civil Municipal. “Como as construções são rápidas nós acreditamos que até o dia 10 de fevereiro, os abrigos estejam prontos”, disse Joab Pontes.

A Defesa Civil já trabalha com um número de aproximadamente mil famílias, ou cerca de quatro mil pessoas, que precisarão sair de suas casas em Marabá. “Nós já solicitamos que a Secretaria de Obras limpe os terrenos, onde serão construídos os abrigos”, disse o coordenador, ressaltando que uma licitação está sendo preparada para a contratação de 30 caminhões no apoio da retirada das famílias.

De acordo com previsões da Eletronorte e dados fornecidos pela Defesa Civil em Marabá, o nível dos rios Tocantins e Itacaiúnas deve chegar à marca de 10 metros no início de fevereiro. Em 2011, o nível do rio chegou a 12,38 metros, em 15 de março e após isso, começou a baixar.

Fonte: Pará Total