Coletiva com Darci Lermen

Continua depois da publicidade

O prefeito Darci Lermen reuniu a imprensa local na tarde de ontem, 02, em seu gabinete e falou sobre obras do Hospital Municipal, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), ponte do Liberdade, prefeitura, orla , duplicação de vias, construção da estrada da Palmares II e do Campus da UFRA e ainda, das reivindicações dos agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMTT),que mobilizaram a classe e paralisaram suas atividades com ameaça de greve.

Novo Hospital Municipal

Perguntado sobre as obras do Hospital Municipal que foram iniciadas e que no momento estão paradas explica- se Darci, “as obras do Hospital Municipal está na guarda final do projeto da parte interna, só tem um problema estrutural, mas já está sanado e não precisa destruir nada, como estão falando.Pensávamos que poderíamos fechar as paredes sem o projeto interno , mas não pode.E assim que passarem as chuvas vamos retomar as obras e não vai demorar muito” .

Campus Universitário da UFRA e cursos

Sobre a construção do campus universitário da UFRA, comenta que já vai se tornar realidade. “Acertamos esta semana as obras do Campus Universitário da UFRA, inclusive vários cursos com exigência no mercado do trabalho de Parauapebas. Quanto à alguma turma de jornalismo ainda não tem nada confirmado”.

Campus da UFPA

Perguntado sobre um Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) e alguma turma de jornalismo , disse que a UFPA nunca aspirou se instalar aqui. “Nós já tentamos negociar com eles, mas não querem. Falam que não tem recursos . Quanto à alguma turma de jornalismo ainda não tem nada confirmado”.

Ponte do Liberdade

Em relação a ponte do Liberdade afirma que foi acertado com a empresa Multisul e que será entregue no mês de maio.

Inauguração da Prefeitura

Quanto a obra da prefeitura será entregue no próximo mês mais ainda não está confirmado a data de inauguração, mas garante que será um grande evento que terá a presença da Ministra da Casa Civil, Dilma Russef e da governadora Ana Júlia. Estrada da Palmares II “A estrada da Palmares II até o final de junho já está pronta”.

Duplicação de ruas

“Haverá a duplicação das ruas Belém e 16 e da estrada da ferrovia”.

Programa de Habitação

“Irão ser construídas em torno de 1700 casas que fazem parte do Programa do Governo Federal , que irão atender o servidor público e outras famílias.Assim como irei construir a Orla ainda este ano” .

Aniversário da cidade

Sobre o aniversário a programação do aniversário da cidade afirmou que já está confirmado o show com Capital Inicial e uma banda Gospel.“Nós não vamos sair inaugurando aqui e ali. Nós vamos fazer o show à noite com a banda Capital Inicial”

Pardais

Darci declara ainda “irão ser colocadas espalhadas pela cidade e em semáforos 16 câmeras, pardais, lombada eletrônica”.

Reunião com DMTT

As pautas de reivindicações apresentadas pela comissão dos agentes de trânsito continha doze itens, que na sua maioria foram atendidas pelo prefeito ,na qual veremos a seguir:

  1. Cumprimento dos despachos que obriga o município a pagar o reajuste salarial de 8,82% a todos os servidores efetivos municipais;
  2. Padronização salarial referente ao nível médio por receberem abaixo do piso salarial do município;
  3. Implantação do Horário Administrativo para os agentes ou na impossibilidade uma gratificação referente ao cumprimento do regime de escala;
  4. Melhores condições de trabalho: aquisição de EPI’s, cavaletes, cones, apitos, uniformes, rádios de comunicação, cursos de aperfeiçoamento, aumento do número de viaturas caracterizadas, estrutura física do DMTT;
  5. Aumento do efetivo. Retorno dos agentes concursados às suas funções de origem, assim como o retorno dos servidores contratados que exercem a função de agentes de transporte às suas funções de origem;
  6. Abono por insalubridade ou periculosidade até que este benefício seja regularizado por comissão específica;
  7. Abono e/ou gratificação referente a convênios firmados entre o município e outros órgãos ( Detran, Arcon, etc.);
  8. Pagamento de horas-extras trabalhadas conforme eventuais necessidades do município;
  9. Criação do Plano de Cargos, Carreira e Salários( PCCS), em como o organograma do órgão;
  10. Cumprir as determinações do CTB com campanhas educativas, blitz, palestras;
  11. Revisão das avaliações do estágio probatório;
  12. Unificação das divisões de trânsito e transporte do DMTT.

    O primeiro item a ser discutido foi o reajuste salarial Sobre o reajuste salarial de 8,82% a todos os servidores efetivos municipais , o prefeito afirma que “ o momento em que o país está passando não é nem pra discutir aumento de salário, o momento é pra discutir manutenção do emprego”, e ainda acrescenta, “ o piso salarial dos agentes de trânsito do nosso município é o melhor do estado”.

O segundo foi a padronização salarial em que Darci comentou, “nós satisfazemos eles”. Se formos equiparar o salário dos agentes de nível médio nós teremos é que diminuir”. Em relação às horas extras ele disse, “o que eles estão exigindo é claro que nós vamos pagar, mas o que nós não vamos pagar são horas não trabalhadas;

Quanto a condições de trabalho exigidas, sem nenhuma argumentação foi atendida a reivindicação. Mas quanto à insalubridade e a periculosidade comentou que vai aplicar, só que vai demorar de seis a quatro meses em sua aplicabilidade.

Sobre o aumento do efetivo, sem possibilidades, mas garante o retorno dos agentes concursados. Plano de Cargo, Carreira e Salário afirma que já existe.

As campanhas educativas, blitzes e coleta; unificação das divisões de trânsito e transporte garantiu a aplicação.

Quanto a reivindicação da implantação do horário administrativo, revisão do estágio probatório negou a todos e diz não ter possibilidades. E para finalizar afirma que vai pensar em abonar a falta do dia da mobilização. “ O abono da falta do dia da mobilização eu ainda vou pensar na falta”, finaliza.

Fonte: Correio do Para – Do meu amigo Flávio Sacramento

11 comentários em “Coletiva com Darci Lermen

  1. pedro só acredito vendo Responder

    Não é só faculdade, se a gente for enumerar vai ficar muito grande a lista do que falta em Parauapebas. Vamos ver o que tem é mais fácil ex.: oba chegou a Caixa, lembrem bem isso não foi fato de cobrança de prefeito. INSS alguem já precisou de seus serviços? se não, agradeça a Deus, porque é impossivel. Vc já perdeu algum documento tipo identidade? se já vá à Marabá tirar pq aqui em Parauapebas é quase impossível. A SEFA é’só para estorquir o empresário. Detran uma carteira tirada em Parauapebas leva em tono de 55 dias para receber, me parece um recorde nacional em demora. A justiça mais deficitaria que se tem notícia no Pará, imagina no Brasil, pilhas de processos que nem sabem se vão ser julgados em tempo habil. Não conseguem colocar juízes e promotores titulares só substitutos. O que mais… ah um Banpará que está chegando com muita luta dos contadores e empresários. Uma Jucepa capenga. Pronto acabou não estou lembrando de mais nada, como pode uma cidade do tamanho de Parauapebas, com sua expressão, com sua volupia de arrecadaçao, com governantes e políticos tão inespressíveis, pessoas mesquinhas que se acham, acham que sabem tudo e é esse o problema,’me perguntos será que acham bonito dirigir uma cidade sem plano diretor verdadeiro, se vangloriam em festa entre os mesmos, vejam nossa cidade um FAVELÃO, prodriqueira por todas as ruas, esgoto a céu aberto, não existe calçadas, loteamentos mesmos erros ruas estreitas, a cidade não é pensada para um futuro, não tem padrão de construções, o dinheiro que entrou na PMP no governo do Darci, digo só parte dos repasses federais, não estou aqui dizendo do ISS, licenças, alvaras, IPTU, multas de transito, taxa de iluminaçao publica, repasse do ICMS e outras mais, pasmem atingiram aproximadamente 1.000.000.000,00, isso mesmo um bilhão de reais, para quem entende de cifras daria para derrubar todas casas ruins de Parauapebas e fazer novas casas (casas boas) 25.000 casas, será que existe 25,000 casas em Parauapebas? não estou falando em estabelecimentos comercias.
    Em Parauapebas falar em telefone é caso de tortura, internet será que isso existe? a gente escuta falando na tv. SE morre em Parauapebas, vä para o IML de Marabá, a familia tem que esperar. Energia até quando esse sofrimento, escolas e ensino para nossas crianças até quando vão com essa pirotecnia que esta tudo bem, isso é falta de respeito com o cidadão. Serviços públicos de qualidade quando vamos ter? Serviços publicos estaduais e federais, será que vamos ficar eternamentes dependentes? Segurança se nem cadeia tem para prender, isso é cômico.
    Queria que esse desabafo, sensibilisasse as pessoas para entenderem, digo mais, não devemos acostumar com que é RUIM, o dia que conhecermos o BOM, vamos ver o quanto perdemos. Digo isso pq é de responsabilidade do prefeiro e políticos COBRAREM, IR A TRAZ, BUSCAR MELHORIA PARA SEU MUNICÍPIO, TRAZER SERVIÇOS PARA SUA CIDADE ISSO É RESPEITO COM CIDADÃO, CRIAR UMA INFRAESTRUTURA DIGNA DE SE CRIAR UMA FAMILIA E VIVER COM UM PADRÃO DE QUALIDADE DE UMA CIDADE COM ESSA RENDA NO BRASIL.
    Zedudu, não sou canditado a nada, não sou se quer filiado a partido. estou angustiado vendo acontecer essas coisas, sabendo que só envolve mentiras, e não estou vendo um grande futuro dessa maneira para Parauapebas, cidade onde estou há muitos anos, trabalho sou empresário, aqui crio minha familia, meus filhos nasceram aqui, me esforço, batalho acordo cedo durmo tarde estou dando minha contribuiçao para Parauapebas, a qual a amo, e qual a minha saída? insegurança, instabilidade, povo sem saúde, miséria por todos os lados, e não é isso que queremos, aqui é um dos melhores lugares para ser empreendedor e ter lucros no Brasil, tambem podia ser assim com a qualidade de vida, respeito ao ser humano.
    Falta para nós alguém que goste e Parauapebas, como eu, como muitas outras pessoas que aqui vivem, pq tenho certeza que esses problemas que nós temos são de conhecimento, sofrimento, das familias dos polïticos e prefeitos(atual e os que já passaram) todos realmente não vejo compromisso com nossa cidade.
    Zedudu publique essa minha indignaçao. Não quero ir embora de Parauapebas, Podemos ser felizes aqui. E que Deus nos ajude.

  2. Fabiano Rodrigues Responder

    Olha enquanto a Universidade do Sul e Sudeste do Pará, pq Parauapebas esta fora? Em conversa informal com Prof° Michelotti, vice coordenador do Campus de Marabá, ele me disse que é interessante que Parauapebas participe dos debetes que por sinal o primeiro já foi na sexta feira passada, e a SEMED e a PMP não participaram.
    O que a PMP sempre fez, segundo Michelotti, foi se sobrepor a UFPA na região sempre indo até Belém diretamente e esses outros municipios sempre dialogarm com o campus Marabá, no entanto as coordenações do Campus local sempre procuram a PMP, só que eles sempre fizeram isso e agora nesse primeiro momento, lógico que foram procurados primeiramente os municipios que sempre dialogaram por aqui.
    Calçem as sandálias da humildade e venham dialogar o espaço está aberto e se Parauapebas não ocupar as outras cidades certamente ocuparão.
    E a respeito da estrutura da futura Universidade, Michelotti ainda falou que sobre a possível estrutura da mesma. Se tem duas propostas ou concentrar em Marabá em uma área maior do que as duas que a UFPA possui hoje, area essa que possivelmente uma parceria com o INCRA vai possibilitar a aquisição, a outra proposta é a da descentralização da estrutura pelos municipios da região, proposta essa que é mais democratica e justa, no entanto isso só será possível se os municipios empunharem esssa bandeira e virem dialogar e construir a proposta.

  3. Ex-aluno Responder

    sou recém-formado no curso de jornalismo da UFPA. Em conversa informal com alguns professores da universidade, ano passado, fiquei sabendo que a prefeitura de parauapebas não cumpriu parte do contrato (no que se refere ao ofertamento de infra-estrutura, diga-se câmera, cinegrafista, etc.). Foi utilizada algumas instalações da Castrus produtora para telejornalismo, mas isto não foi suficiente e surgiram diversos problemas, o que tornou para a FACOM (Faculdade de Comunicação) assumir parte desta estrutura trazendo materiais utilizados e cinegrafistas em algumas disciplinas durante o curso. Imagino que a prefeitura terá que ir além, porque a imagem dela perante a FACOM está bastante desgastada. Vale deixar este registro aqui.

  4. Perguntador Responder

    ZDD
    O Wanderley Mota não era o Cara que defendia o Darci com toda firmeza quanto trabalhava na Radio Arara Azul?
    Foste enganado tambem Vandeco, ou caistes no conto do vigário?

  5. agentes dmtt Responder

    Meu caro Zé Dudu,
    Ontem estivemos reunidos com o secretário de administração, o sr. Luís Vieira, e com o diretor do DMTT, Falcão. Eles apresentaram uma escala totalmente diferente da esperada e combinada, prometendo fazer um teste durante esse mês e que no início de maio nos reuniríamos pra discutir as falhas da escala. Apresentaram quantas horas-extras teriam durante o mês. Desde ano passado que a prefeitura vem contendo gastos na administração, e quem acaba pagando são seus servidores. Hoje no Dmtt, os agentes de trânsito, fazem muitas hora-extras, por conta das eventualidades que o trânsito sofre e por conta do contigente reduzido (apenas 45 agentes na ativa, e 5 cedidos ao setor administrativo, estes podendo estarem fazendo sua função). Por conta disso, os agentes de trânsito sempre vem ultrapassando a cota que a prefeitura e o diretor do órgão impuseram aos sgentes de 60 horas-extras por mês, ou seja, se um determinado agente fizer 80 horas-extras, aprefeitura paga somente 60 no mês e o restante no mês seguinte, acumulando-se todo mês horas-extras, um dos motivos da reinvidicação. Sabe-se ainda que esta cota foi imposta por que muito servidor do setor administrativo do dmtt vêm recebendo hora-extra sem fazer, e não são poucas, são muitas horas-extras. Com isso quem realmente faz hora-extra acaba pagando a conta. Esses servidores administrativos que recebem horas-extras sem fazer na sua maioria são contratados. Um exemplo é o servidor do dmtt, William José da Silva, que tem o cargo de Técnico administrativo, contratado por mais de 3 anos na prefeitura, que posa como supervisor de trânsito, sendo que não tem tal nomeação para exercer esse cargo fictício, e que não faz sequer uma hora-extra já que ele trabalha apenas em horário administrativo. Conseguimos e temos como prova seus rendimentos referentes do mês de outubro de 2008, que são:
    Vencimento= 1.087,32
    Horas Extras 50% = 415,90
    Horas Extras 100%= 1.043,83
    Vale Transporte= 100,00
    Adicional Noturno= 179,41
    Totalizando assim uma bagatela de R$ 2.826,46. Muito ilário, um servidor que trabalha durante o dia, ganha adicional noturno. Isso que é transparência e honestidade do governo cidadão, isonomia ao servidor como preza a carta magna. Ou vai dizer sr. Darci e Falcão como o Lula disse: ´´Eu não sabia´´!

  6. João Carlos Responder

    As mentiras de DARCI!

    Desde a Campanha que DARCI tenta trazer alguém do primeiro escalão do governo LULA ao nosso município. Mesmo com a ajuda da Ana, ele não conseguiu, nem vai conseguir.
    Fonte fidedigna em Brasília, nos assegura que não consta na agenda de Dilma qualquer visita a Parauapebas. A ministra está ocupadíssima com o PAC, cujas obras, mais importantes e fiscalizadas, lhes toma toda a agenda. Para lembrar, Parauapebas não está no PAC. Mesmo tendo sido convidado, o prefeito não apresentou nenhum projeto para que o município fosse beneficiado.
    Quanto ao grande programa habitacional que a Ministra também vai coordenar, pode ser que Parauapebas possa ser beneficiado, para isso o município terá que apresentar projetos. Até o momento nenhum foi apresentado. O que pode prejudicar consideravelmente a cidade, pois serão preferidos os municípios e estados que já tenham demandas projetadas e em andamento no Ministério das Cidades.
    Outro fator fundamental é que embora DARCI seja do PT, na verdade o PT não o quer mais, tanto o PT municipal como o estadual. Sua expulsão é só uma questão de conveniência e de tempo. O fato inconteste é que o prefeito não sabe ser prefeito, não sabe coordenar, não se articula e embora tenha uma enorme máquina na sua mão ele é uma figura isolada, sem qualquer espaço em outras esferas, seja no governo estadual ou seja no federal.

    A confirmar.

  7. wanderley mota Responder

    eita menino cheio de “estórias”pelas minhas contas já é a terceira coletiva de imprensa com a masma lenga-lenga e até agora nada! salve quem puder,como eu fiz!

  8. Wanterlor Bandeira Responder

    Meu Caro Zé;
    Não perguntaram ao Prefeito porque ficamos de fora da instalação do Campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará?

Deixe seu comentário

Posts relacionados