Xinguara: Adepará orienta técnicos sobre doenças que acometem suínos e equinos

O objetivo é ampliar os conhecimentos da equipe técnica da Regional da Agência, para aprimorar o trabalho desenvolvido de combate às doenças que afetam as criações de suínos e equinos
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Técnicos da Regional de Xinguara recebem capacitação em doenças de equinos e suínos

Continua depois da publicidade

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) realizou a capacitação dos servidores do órgão lotados na Regional de Xinguara, no sudeste do estado, sobre doenças que acometem criações de suínos e equinos. Os servidores receberam palestras sobre as Diretrizes do Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS) e do Programa Nacional de Sanidade Equídea (PNSE).

A capacitação aconteceu no período de 28 de junho a 2 de julho. A atividade foi proporcionada aos agentes fiscais agropecuários e fiscais estaduais agropecuários que trabalham nos escritórios de Xinguara, Sapucaia, Bannach, Floresta do Araguaia, Rio Maria e Canaã dos Carajás, pertencentes à Regional de Xinguara. Durante a capacitação, uma equipe de servidores da sede repassou orientações ao corpo técnico da Regional sobre procedimentos dos programas estaduais de sanidade voltados a equinos e suínos, de acordo com o padrão de atendimento à notificação de suspeita da síndrome hemorrágica dos suínos e com os procedimentos operacionais para cumprimento de metas técnicas.

Os servidores também receberam capacitação sobre procedimentos de sanidade equina em foco e suspeita de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo, assim como a execução dos indicadores de meta de cadastramento e vigilância em propriedades com equídeos, protocolo de eutanásia e controle de fármacos. Na área administrativa foram apresentadas orientações sobre uso dos sistemas informatizados da Adepará: o Portal de Sistemas de Apoio ao Serviço de Vigilância em Defesa e Inspeção Agropecuária (Siviagro), Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3) e o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (Sisbravet).

Ainda durante a capacitação, a gerente do Programa Estadual de Sanidade Equídea e Suídea da Adepará, Elaine Serrão, apresentou aos técnicos da Gerência Regional de Xinguara os resultados da execução dos programas de defesa animal entre os meses de janeiro e junho no Pará.

“O evento foi uma ótima oportunidade para levarmos informações aos colegas da Regional de Xinguara. Agora, estamos com a previsão de que mesma atividade ocorra nas regionais de Soure, Paragominas e Santarém”, adiantou a gerente.

Tina DeBord

Posts relacionados