Você é contra ou a favor da reeleição para o executivo?

Há uma forte tendência do Congresso Nacional, com a reforma política que ai vem, acabar com o direito a reeleição para o executivo. O Blogger vem ouvindo alguns parauapebenses de …

Há uma forte tendência do Congresso Nacional, com a reforma política que ai vem, acabar com o direito a reeleição para o executivo. O Blogger vem ouvindo alguns parauapebenses de diversas classes sociais e setores da economia local para saber a opinião deles sobre o assunto e publicará, no decorrer da semana, várias opiniões colhidas. Inicio hoje com duas de ilustres moradores que responderam à seguinte questão formulada pelo Blogger:

Você é contra ou a favor da reeleição para o executivo?

Walmor Costa – Empresário, 44 anos, há 15 em Parauapebas, diretor da TV Norte Carajás em Parauapebas e da Planet Comunicação, em Marabá.

WalmorContra ! Pois acredito que a fórmula da reeleição não deu certo para o Brasil, as nossas leis são mal interpretadas e cheias de brechas. Eu sempre falo que as eleições deixaram de ter uma forte e decisiva participação dos eleitores para os tribunais, ou melhor, os votos foram substituídos pelos advogados. O que isso quer dizer? Que em muitos casos o voto não foi respeitado. Em Marabá, por exemplo, as três últimas eleições para prefeito foram parar em tribunais e por pouco a vontade popular não foi substituída pela de um juiz. Acho que sem a reforma política e a do judiciário as nossas instituições não tem força para termos reeleição.

==============================

Olinto Vieira – Advogado, 44 anos, mineiro, Procurador do município de Parauapebas, há 11 anos em Parauapebas.                                 

A Favor !Olinto Não adianta nada acabar com a reeleição e grupos oligárquicos se revezarem no poder, trocando favores para um não “mexer” com o outro como acontece historicamente ainda hoje, especialmente nas cidades mais antigas. Qual a vantagem de um político desonesto ficar no poder cinco ou oito anos? É desastroso mesmo que fique apenas um mês. O que deve mudar não é a quantidade de tempo que se fica no poder ( claro que deve haver alternância) mas o CARÁTER de QUEM está ou quer estar no poder.

Você, leitor, também pode emitir a sua opinião sobre o assunto usando a caixinha de comentários. As melhores respostas, devidamente assinadas, serão elevadas à condição de postagens.

7 comentários em “Você é contra ou a favor da reeleição para o executivo?

  1. Roginaldo Rebouças Rocha Responder

    Importante neste tema é entender que o princípio da reeleição é sim importante, não pelo dito “do que tá bom não se muda”, isto cabe ao senso comum, agora tecnicamente sabemos que a extensão de ações que cabem ao executivo em diferentes esferas, não se atinge em 4 ou 5 anos, ou até mesmo em 8 anos, pois a reeleição nada mais significa na minha opnião que a condição de ampliar a temporalidade de um governo visando melhorias estruturantes que levam e requerem tempo, isto pode ser até mesmo sem a reeleição, mas que busque um mesmo princípio ideológico, com metas definidas. Agora o que temos que considerar é que precisamos definir quais são os critérios que orientam nossas eleições pois aí sim indiferente se o que se busca é reeleger-se ou não, temos uma precariedade no nosso modelo político e eleitoral, mesmo ressalvados os avanços das últimas décadas, necessitamos ter estruturas mais sólidas e dissociadas de vínculos político-partidários com reais condições de impor limites de tolerância zero aos que se assoberbam e ultrapassam os limites da moralidade, da lisura. Finalizando entendo que o princípio da reeleição deva ser revisto nas esferas estaduais e municipais, onde creio estar havendo uma maior existência de vicissitudes já mencionadas, ou então cabe a populção no final de tudo definir se é isto que deseja, e caso defina que sim, que tal decisão seja respeitada.

  2. Marcyne Paula Responder

    Olá Amigo Zé Dudu!

    Sou a favor de continuar o que está dando certo, tipo: “time que está ganhando não se mexe”. Ao contrário da opinião de alguns, acho que a reeleição de Lula e a sucessão com Dilma devam funcionar sim! Fica este exemplo, mesmo sabendo que Lula não é Dilma e Dilma não é Lala e cada um no seu quadrado.
    Sou a favor de continuação do que está sendo bom para o Brasil, Pará ou município, afinal, somos brasileiros e não desistimos nunca!!!

  3. Inocente Responder

    Dr. Olinto,

    Essa troca de favores.Um não mexer com os malfeitos do outro. Ocorreu em Parauapebas?
    Acho que não, nossos governantes em sua totalidade sempre foram probos, imaculados e interessados no bem estar da população.
    Essa troca de favores deve ter ocorrido em outras plagas.

    Inocente, puto e besta.

  4. OLINTO VIEIRA Responder

    OLá amigo. Na minha opinião, eu não defendo a reeleição ou o fim dela. O que eu vejo é que o debate está fora de foco. Não adianta nada a reeleição acabar se a mentalidade política continuar como está. Ela é que precisa se transformar. Veja mais na minha coluna do Correio do Pará desta semana. Abraços!

  5. Henrique Morais Responder

    Sou contra a reeleição, pois dessa forma aumentamos a concorrênca pelo fato de que nitido que quem está de posse do poder tem mais ferramentas para conquistar novamente o cargo.
    Porém o que deve ser colocado e a transparência no sistema eleitoral, mais acredito que com o avanço das ferramena de notícias esse processo se torne mais facíl de monitorar, além do que o eleitor tem evoluido no que dis respeito a informação e ciência de suas verdadeiras necessidades, claro que precisamos ir além, mais para isso devemos abrir espaço para os veícolos de comunicção esta capacitado para filtra o que eles tem de melhor. Ass: Henrique Morais do Nascimento

  6. robson cunha do nascimento Responder

    Caro amigo Zé Dudu, a democracia nos permite este tipo de debate e é justamente a reeleição que dá ao cidadão a condição de manter o bom político no poder por mais algum tempo ou defenestrá-lo, como foi o caso recente da governadora Ana Júlia do PT. Por quê não repetir o que está dando certo? Os países desenvolvidos, todos, sem nenhuma excessão, adotam este sistema de revezamento de poder. Sou a favor da reeleição pois existem mecanismos jurídicos para se extirpar os maus a qualquer tempo.

  7. Nome francisco das chagas bentes Responder

    Sou a favor que se aperfeiçoem o sistema, criando-se leis mais severas com o intuito de coibir no Brasil a corrupção no executivo, em especial nas prefeituras de todo país, pois em vez de a reeleição – que deveria ser um instrumento democrático de aperfeiçoemento político – é não mais que uma forma de os gestores e seus apaniguados se locupletarem mais ainda.

Deixe seu comentário