Vigilância em Saúde de Canaã recomenda quarentena para viajantes vindos do Maranhão

Departamento sugere 14 dias de isolamento para pessoas que estejam com ou sem sintomas gripais por causa da cepa indiana.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Canaã dos Carajás expediu uma nota na noite desta segunda-feira (24), recomendando quarentena de 14 dias a pessoas que estiveram no Estado do Maranhão, apresentando sintomas gripais ou não. O órgão também recomenda evitar viagens ao estado vizinho.

De acordo com a nota, a medida é necessária devido ao risco de contágio pela variante indiana do vírus da Covid-19. A cepa foi identificada em tripulantes de um navio que está nas proximidades de São Luís. Foram feitas 24 coletas de amostras para PCR, sendo que 15 tiveram resultados positivos para o novo coronavírus.

No dia 20 de maio o Instituto Evandro Chagas lançou o resultado do sequenciamento genético dessas amostras e foi identificado uma variante do covid-19, a mesma que está circulando na Índia. Desses 9 pacientes positivos, 6 deles estavam assintomáticos no momento da realização do PCR.

A variante indiana caracteriza-se por alta transmissibilidade em baixo nível de exposição, ou seja, pode ser transmitida de pessoa para pessoa com o mínimo de contato. A prefeitura informou que o município paraense de Primavera já apresenta dois casos suspeitos de infecção pela cepa indiana.

Publicidade