Vereadores visitarão o Tocantins em busca de know-how para implantação de universidade municipal em Parauapebas

Continua depois da publicidade

Semana que vem o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Josineto Feitosa de Oliveira (PSDC), acompanhado dos vereadores Bruno Soares (PP) e José Arenes (PT) visitará o município de Gurupi, no Estado do Tocantins.

O objetivo da viagem é conhecer de perto o Centro Universitário UnirG. Uma instituição Pública Municipal de Ensino Superior mantido e representado pela Fundação UnirG – entidade de direito pública detentora de mesmo regramento jurídico dispensado às autarquias, para ver a viabilidade de implantar em Parauapebas uma Universidade Municipal.

UnirG
O Centro Universitário UnirG é a maior Instituição de Ensino Superior do Sul do Tocantins e uma das mais prestigiadas de todo a Região Norte, com aproximadamente 5.100 alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. Ademais, também é o quarto maior orçamento público do Estado, além de ser uma das maiores instituições empregadoras do Tocantins, possuindo atualmente 392 professores e 553 funcionários, entre técnicos administrativos e estagiários.

Em 2008 se transformou em Centro Universitário UnirG como parte de um processo histórico resultante de 27 anos de existência, tendo iniciado sua trajetória como faculdade isolada, então denominada Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (FAFICH), mantida pela Fundação Educacional de Gurupi (FEG) no período compreendido entre 1985 a 1997.

De lá pra cá o Centro Universitário UnirG recebeu novos cursos e investimentos e fornece atualmente 14 cursos de graduação, cada um deles subordinado a sua respectiva unidade coordenadora. Os cursos são subdivididos em quatro grandes áreas, a saber Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Linguística e Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

Para 2013, a UnirG tem orçamento de R$40.642.413,08 (quarenta milhões, seiscentos e quarenta e dois mil, quatrocentos e treze reais e oito centavos).

7 comentários em “Vereadores visitarão o Tocantins em busca de know-how para implantação de universidade municipal em Parauapebas

  1. Francisca Reis Responder

    Concordo que a UnirG não seja uma das melhores,mais quem me dera, se tivesse uma daquela aqui em nossa cidade meu filho e muitos daqui da região não estariam lá naquele estado estudando ou na Unirg ou na UFT como o meu, graças ao esforço dos governantes de lá, Gurupi recebe milhares de jovens todos os anos pois é classificada como uma cidade universitária, Melhor é fazer algo do que não fazer nada,por tantos jovens que não tem condições de sair deste estado precario na educação.

  2. vitor Responder

    Por que não lutarem pela implantação da UNIFESSPA em Parauapebas , agora querem correr atras? Se tivessem todos se unido talvez a situação seria outra!!!

  3. elena Responder

    Bom dia, pra que gastar dinheiro público se temos proposta “enterrada” desde o governo Darci com o mesmo objetivo?

  4. Universitário Indiginado Responder

    Bom exemplo! uma instituição que foi ameaçada de intervenção do MEC, devido a baixa pontuação no ENADE nota 2(a nota máxima 5).

  5. Universitário Responder

    Sempre preconceituoso, hem Ex!?
    Suas críticas nunca constroem, são sempre destrutivas. Não sei o que ainda faz em nossa cidade!

  6. Ex - ferroviário Responder

    Pobre destes vereadores!
    Não tem uma alternativa melhor para visitar !

    Tem que ser no TOCANTINS !

    CHEGA ! A INFLUÊNCIA TA SE TORNANDO INSUPORTÁVEL E SATURADA.

    O resto do BRASIL não tem o que ver ! ESTRANHO !

    • Anônimo Responder

      pq vc ñ vai lá visitar pra ver como é a Unirg?! seria ótimo se parauapebas pegasse o exemplo de lá e implantasse aki!..

Deixe seu comentário

Posts relacionados