Vale registra alta de 7,6% nas exportações de minério de ferro em 2014

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

411_600

A Vale aumentou em 7,6% as exportações de minério de ferro de janeiro a novembro de 2014, na comparação com os 11 primeiros meses do ano passado. Só em novembro, o volume da commodity exportada pela mineradora alcançou 24,7 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 1,78% na comparação anual e uma queda de 3,66% em relação a outubro.

Os dados foram divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e dos Metais Básicos (Sinferbase) na última segunda-feira (22).
De acordo com a Siferbase, em novembro deste ano, as vendas de minério de ferro da Vale no mercado interno totalizaram 1,9 milhão de toneladas, o que representa alta de 13,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, mas queda de 15,2% se comparado ao mês de outubro.
Entre janeiro e novembro deste ano, as vendas de minério de ferro da Vale no mercado interno atingiram 21,24 milhões de toneladas, um aumento de 10% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Apesar dos bons resultados na exportação da Vale, o minério de ferro foi o produto de pior desempenho em 2014. O preço da commodity caiu mais de 50% este ano, alcançando a mínima de cinco anos e meio, impulsionado pelo excesso de oferta e enfraquecimento da demanda da China, maior consumidora de minério de ferro do mundo.
Mas 2014 foi um ano difícil também para outras commodities, muitas prestes a registrar o pior desempenho pelo terceiro ano consecutivo. O Bloomberg Commodity, índice de commoditties da Bloomberg, caiu 14% em 2014, para o pior patamar dos últimos cinco anos.
No início deste mês, a Vale anunciou planos preliminares de separar seus negócios de metais básicos em uma nova empresa, já que a queda dos preços do minério de ferro força a mineradora a se concentrar em seu negócio principal.
O níquel tem tido a melhor performance dos metais negociados na Bolsa de Londres este ano. Os preços subiram em maio, depois que a Indonésia proibiu as exportações, como uma tentativa de impulsionar sua indústria doméstica. As informações são do website Companies and Markets.

Fonte : Noticias de mineração

Publicidade