Vacinação contra gripe movimenta unidades de saúde em Parauapebas

Continua depois da publicidade

Com a expectativa de atingir a meta de imunizar 34 mil pessoas no município de Parauapebas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu o dia D de mobilização da Campanha de Vacinação contra a Gripe no último sábado (26). A ação movimentou as Unidades Básicas de Saúde e o Hospital Municipal.

Gripe

Grávida de cinco meses, a administradora Fabiana Santos, 28 anos, faz parte dos grupos prioritários que devem receber a dose da vacina. “É muito importante essa prevenção e é tão simples. Eu e minha filha de 3 anos vamos tomar a vacina e assim evitar a gripe”, contou Fabiana.

Devem se vacinar os grupos tratados como prioritários, são eles: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas acima 60 anos,  gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, indígenas e doentes crônicos.  “Depois que comecei a tomar essa vacina nunca mais gripei”, conta a aposentada Maria do Socorro, 63, que já toma a vacina há 3 anos .

De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Aline Barroso, este ano o grupo prioritário aumentou e também a faixa etária das crianças. Ela orienta quanto à importância de receber a vacina, explicando que a prevenção é a melhor forma de evitar doenças.

“Essa vacina previne três tipos de vírus, o H1N1, H3N2, Influenza tipo B, que são vírus circulantes e podem levar a óbito. Os grupos prioritários precisam se vacinar, pois estão mais vulneráveis as doenças”, explica a coordenadora.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até 9 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde.