Unifesspa de Canaã apresenta primeiro biodigestor que auxiliará na agricultura sustentável

Equipamento transforma matéria orgânica em fertilizante. O projeto faz parte do trabalho de pesquisa e extensão do curso de Agronomia

Continua depois da publicidade

Alunos e professores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Canaã dos Carajás, apresentaram o primeiro biodigestor – equipamento que transforma matéria orgânica em fertilizante. O projeto é resultado do trabalho de pesquisa e extensão do curso de Agronomia.

Esta semana, a Unifesspa está realizando o projeto Bioconstruções, que além do Biodigestor também desenvolve a produção de leite orgânico, a introdução de sistemas agroflorestais e horta nas escolas. São projetos que auxiliarão produtores rurais de Canaã a implementar uma agricultura sustentável.

Inovação

Com o Biodigestor, é possível transformar, por exemplo, fezes e urina de animais em biofertilizante e em biogás. A intenção é instalar os equipamentos em propriedades rurais que, em contrapartida, utilizarão sistemas agroflorestais sustentáveis com acompanhamento de Unifesspa. 

“É um projeto ambiental, social, econômico e de viés sustentável que vem somar dentro da cadeia de produção em Canaã a inovação e a tecnologia,” ressaltou o professor Davi Cardoso, Pós-Doutor em Engenharia de Biomateriais e professor do Instituto do Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR/Unifesspa).

Pesquisa

A prefeitura de Canaã está licitando a obra de construção do prédio que será cedido ao campus da Unifesspa para abrigar laboratórios modernos e estimular as pesquisas na região. “Queremos fortalecer essa parceria, para que a universidade se torne mais presente dentro do ensino da educação básica. Com isso, ajudar na construção de políticas públicas que tornem a educação cada vez mais equitativa e qualitativa,” disse a secretária municipal de Educação, Roselma Milani Feitosa. 

Por Dayse Gomes