UFPA solta vestibular especial com vagas para Parauapebas e Canaã

Marabá larga na frente e ganha curso inédito de Biblioteconomia, não ofertado por qualquer das instituições presentes na cidade. Parauapebas fica com Letras e Canaã, com Matemática.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Saiu no amanhecer desta segunda-feira (21) um edital de vestibular especial da prestigiada Universidade Federal do Pará (UFPA) que traz vagas para diversos municípios do Pará e até para fora do estado na modalidade a distância. Municípios como Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás foram contemplados com cursos de graduação, cujas turmas serão formadas com 40 novos universitários. As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu.

Parauapebas foi contemplado com uma turma de Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Canaã dos Carajás, com Matemática. Já o município de Marabá, como sempre, é campeão em cursos: para lá foram destinados três, inclusive o inédito Biblioteconomia, que não é ofertado sequer pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), cuja instituição Marabá sedia. Além disso, o principal município do sudeste do estado vai receber turmas de Letras e Biologia.

Uma curiosidade é a expansão da UFPA para fora dos limites do Pará, já que estão sendo ofertadas 40 vagas do curso de Biblioteconomia para as capitais do Amapá e do Tocantins. Ao todo, o Processo Seletivo Especial (PSE) está distribuindo vagas em 34 cursos que totalizam 1.360 cadeiras, metade delas para ampla concorrência e a outra metade para cotistas, crescidas de 34 vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD), totalizando 1.394 vagas.

A seleção dos candidatos será realizada mediante prova de conhecimentos, composta de prova objetiva e redação. Pelas regras do edital, será atribuído bônus de 10% à nota final dos candidatos que tenham cursado todo o ensino médio, em escola pública ou privada, na modalidade presencial (mesmo que com períodos de ensino remoto emergencial), em um ou mais dos estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Cronograma

Para participar do PSE, o candidato deverá fazer inscrição (custa R$ 100) exclusivamente pela internet no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br, das 14 horas da próxima quarta (23) até 21 de janeiro de 2021. O período para pleitear isenção da taxa, segundo a UFPA, vai de 23 até 30 de dezembro.

A prova será aplicada no dia 7 de fevereiro e já no dia seguinte sai o gabarito. No dia 19 de março sai o resultado definitivo do seletivo, após o quê a UFPA vai divulgar um edital específico para checagem da autodeclaração daqueles que concorrerem pelas cotas e forem classificados dentro do número de vagas de cada curso.