UFPA e EMAÚS realizam evento online em comemoração aos 50 anos do Movimento

Com tema “Emaús 50 anos - Nenhum Direito a menos – Padre Bruno Vive!”, a programação terá apresentação cultural, palestras e debates

Continua depois da publicidade

A Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Movimento República de Emaús, que atua em defesa de crianças e adolescentes em vulnerabilidade, realizam uma programação especial no dia 24 de setembro para comemorar os 50 anos do Movimento. O evento “Universidade Federal do Pará e Movimento de Emaús: parceria de solidariedade” será transmitido ao vivo, das 9h às 20h, por meio da página do Facebook e do canal no YouTube do Emaús.

Com o tema “Emaús 50 anos – Nenhum Direito a menos – Padre Bruno Vive!”, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade universitária e a sociedade em geral para a importância do trabalho desenvolvido pelo Movimento, em defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

“O evento que estamos promovendo é parte de uma extensa agenda que a Universidade tem efetivado para fortalecer a inclusão social e a afirmação das diferenças de raça, etnia, gênero, sexualidade, deficiência, geração e território que configuram a nossa sociodiversidade na Educação e na sociedade”, disse o professor Salomão Hage, do Instituto de Ciências da Educação da UFPA.

Programação

Pela manhã, haverá momentos culturais, mesas com professores da UFPA e de outras universidades, além da participação de representantes do Movimento de Emaús. À tarde serão realizadas palestras sobre direitos humanos, direitos das crianças e dos adolescentes e políticas públicas para infância. Apoiadores e jovens atendidos pelo Emaús e representantes de Movimentos Sociais parceiros serão convidados para relatar suas experiências.

O evento também homenageará o fundador do Movimento, Padre Bruno Sechi, que dedicou 50 anos de sua vida para plantar solidariedade em terras amazônicas. Ele faleceu no dia 29 de maio, aos 80 anos, por complicações da covid-19.

Movimento República de Emaús

O Movimento República de Emaús foi fundado em 1970, pelo padre Bruno Sechi e, desde então, desenvolve atividades com crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social no estado do Pará. A atuação do movimento é baseada nos três eixos do Sistema de Garantias dos Direitos Infantojuvenis: promoção dos direitos, defesa dos direitos e controle social. Assim, o Emaús trabalha em frentes que buscam a socialização de jovens, com ações voltadas para o esporte, o lazer e a recreação. Atua, ainda, de forma a resgatar crianças em situação de rua e oferecer oportunidade de estudos e de atividades profissionalizantes. Também é feito um amparo jurídico para crianças e adolescentes vítimas de crimes como violência doméstica e exploração sexual.

 Serviço

Evento: “Universidade Federal do Pará e Movimento de Emaús: parceria de solidariedade”

Data: 24 de setembro de 2020

Inscrições gratuitas

https://www.even3.com.br/emaus50anos/