UFPA divulga listão de candidatos indígenas e quilombolas aprovados no vestibular

Foram classificados 66 indígenas e 330 quilombolas. A seleção constou de redação em Língua Portuguesa e entrevista individual.

Continua depois da publicidade

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou nesta sexta-feira (30), o listão dos candidatos indígenas e quilombolas aprovados no Processo Seletivo Especial (PSE I/Q UFPA) 2023. No total, foram classificados 396 estudantes, sendo 66 indígenas e 330 quilombolas. Após o resultado, os candidatos serão convocados para a habilitação ao vínculo institucional, por meio de edital a ser divulgado pelo Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC/UFPA).

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, celebrou: “Esta é uma vitória não só desses jovens e de suas famílias, mas de toda a nossa comunidade acadêmica, que se diversifica e se fortalece na formação de cidadãos e profissionais qualificados e comprometidos socialmente. Parabéns e boas-vindas às calouras e aos calouros”.

Quem ainda não foi classificado neste listão deve monitorar a publicação de repescagens no início de 2023. Após duas chamadas adicionais, as vagas remanescentes ainda serão disponibilizadas em ‘reoferta’ de vagas, que é uma das novidades do PSE Indígenas e Quilombolas 2023.

Na primeira oferta, as vagas serão destinadas aos candidatos do mesmo segmento étnico-racial. Se houver outras ‘reofertas’, as vagas serão destinadas a qualquer candidato aprovado e não-classificado, independentemente do segmento étnico-racial de destinação original das vagas.

Para o ano letivo de 2023, foram disponibilizadas duas vagas para cada grupo (indígenas e quilombolas), em cada uma das 193 ofertas de cursos de graduação da UFPA, totalizando 772 vagas, disputadas por 1.873 candidatos inscritos.

A seleção constou de uma etapa com prova de redação em Língua Portuguesa; e outra, de entrevista individual. As provas foram realizadas nas seguintes localidades do estado do Pará: Abaetetuba, Altamira, Belém, Breves, Castanhal, Cametá e Soure, para candidatos(as) quilombolas; Altamira e Belém, para candidatos(as) indígenas.

Acesse o listão: