Uepa sedia debate sobre a mineração no Pará

A motivação para o evento são os quatro anos decorridos do rompimento da barragem do Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira (22), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) sedia a I Jornada de Debates na Mineração Pará – 2019. É uma iniciativa do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), que impulsiona um debate sobre o modelo de exploração da mineração no território.

Neste mês de novembro, a organização constrói um evento nacional nas universidades do Brasil, a Jornada de Debates na Mineração. A motivação são os 4 anos decorridos do rompimento da barragem do Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015. A barragem é responsabilidade da empresa Vale.

Pretende-se criar um espaço para reflexão e educação sobre os processos de execução e organização do modelo de mineração a nível global, nacional e local, especificamente no município de Barcarena (PA). O evento terá também místicas, exposição de fotografia e mostra cinematográfica das produções audiovisuais do MAM.

MAM – O movimento começou a ser organizado em 2012, no Pará, e atualmente se organiza em nove estados brasileiros, além do Distrito Federal: Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, São Paulo e Tocantins.

Serviço:
I Jornada de Debates na Mineração Pará – 2019.
Data: 22 de novembro, de 8h30 às 19h
Local: Uepa – Centro de Ciências Sociais e Educação (CCCSE) – Rua Djalma Dutra, entre Municipalidade e rua do Úna – Bairro do Telégrafo Sem Fio.

Fonte: Belém

Publicidade