Tuna vence o Trem-AP, por 1 a 0, e termina a primeira fase do Grupo 1 em segundo lugar na Série D

A Águia Guerreira chegou aos 28 pontos e se garantiu no mata-mata da competição nacional
Tuna venceu o Trem-AP e terminou em segundo lugar na Série D (Foto: Lucas Sampaio/Ascom Tuna)

Continua depois da publicidade

A Tuna Luso Brasileira encerrou a sua bela participação na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Na tarde deste sábado (22) a Águia Guerreira recebeu o Trem-AP, no Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. O gol único da partida foi marcado por Miliano, aos seis minutos do segundo tempo, garantindo o triunfo para os cruzmaltinos. 

Com a vitória, a Tuna chegou aos 28 pontos dentro do Grupo 1 da competição nacional, terminando a primeira fase em segundo lugar. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai definir as datas e os horários dos jogos da segunda fase da Série D, que será no sistema eliminatório, conhecido como mata-mata. O adversário da Tuna será o Maranhão-MA, com o primeiro jogo sendo no Maranhão e a partida de volta em Belém. 

O jogo: Tuna vice-líder! 

A Tuna tentou marcar com Marlon, que cobrou falta e a bola passou longe da meta do Trem. Kaikinha deu o troco na mesma moeda, mas também cobrou falta direto para fora, sem perigo contra os cruzmaltinos. Wyllian fez um carnaval na zaga do time do Amapá e chutou para a grande defesa do goleiro Deco. Miliano arriscou de fora da área e outra vez o goleiro Deco defendeu, mas no lance teve que se virar em dois tempos.

A pressão era grande da Tuna. Paulo Rangel tocou para Pulga, o atacante de frente para o crime, chutou para fora. O Trem teve a chance, depois que Zé Arthur invadiu a grande área e chutou cruzado, Kaikinha não conseguiu chegar para completar para o gol e a bola foi para fora. Já no segundo tempo, Miliano aproveitou a chance e mandou a bola para o fundo do barbante, 1 a 0 para a Águia Guerreira, aos seis minutos.

Minutos depois, aos 12, Marlon chegou a marcar o segundo gol tunante, mas a arbitragem assinalou impedimento no lance. Em uma jogada ensaiada do Trem, Kariri recebeu na frente da grande área, mas chutou para fora. Após lambança de Zulu, que recuou errado a bola para o goleiro Jefferson, quase marcou um gol contra no Mangueirão, o que seria o gol de empate do time amapaense.

O Trem seguia tentando o empate. Rafael Negreiros chutou de fora da área, a bola passou muito perto da trave cruzmaltina. O empate quase saiu, quando após um cruzamento na área, Adriano cabeceou e o goleiro Jefferson defendeu, garantindo a vitória da Águia Guerreira. Placar final: Tuna 1 x 0 Trem. 

Por Fábio Relvas