Tribunal do Júri absolve acusado de homicídio em Canaã dos Carajás

Processo tramitava na Justiça desde 2014

Continua depois da publicidade

Clébio Brandão da Silva foi absolvido da acusação de homicídio pelo Tribunal do Júri da Comarca de Canaã dos Carajás. A sessão foi presidida pela juíza de Direito da Vara Criminal, Liana da Silva Hurtado Toigo. Atuou na acusação o promotor de Justiça Emerson Costa Oliveira, enquanto a defesa foi conduzida pelas advogadas Betania Maria Amorim Viveiros e Karina Lima Pinheiro.

A tese sustentada pela defesa – de negativa de autoria – prevaleceu no julgamento, sendo decisiva para a absolvição de Clébio. As próprias testemunhas ouvidas durante o processo não o reconheceram como o autor do crime. Com isso, o réu foi considerado inocente e está livre para retornar ao convívio social.

O processo, que tramitava na Justiça desde 2014, levou Clébio a passar cerca de 120 dias preso. Posteriormente, ele passou a responder em liberdade até o julgamento final. Com a absolvição, a juíza determinou à secretaria criminal do fórum que, após o trânsito em julgado da decisão, seja realizada a baixa da ficha criminal do acusado em relação a este processo.

Relembre o caso

O homicídio que originou o processo ocorreu nas dependências do Clube Samambaia, em Canaã dos Carajás. A vítima foi Enivaldo Lourenço da Silva, irmão de Otávio Lourenço da Silva, conhecido como “Otavim”, uma das figuras mais tradicionais da cidade.

Segundo os autos, Enivaldo e Otávio estavam no clube quando foram surpreendidos por atiradores. Houve luta corporal com um dos agressores, mas apenas Enivaldo foi morto durante a ação criminosa.

plugins premium WordPress