TRE-PA decide pela cassação do prefeito de Marabá João Salame

Continua depois da publicidade

João Salame está com seu mandato de prefeito de Marabá temporariamente cassada. A decisão do TRE-PA saiu hoje, quando o o presidente do Tribunal, Leonardo de Noronha Tavares votou com a relatora cassando Salame.

O prefeito, que ainda não foi notificado da decisão, encontra-se em Brasília onde dará entrada em um efeito suspensivo. Até lá, assume a vaga o vice-prefeito, o petista, Luiz Carlos Pies.

Salame foi  julgado por supostamente distribuir combustível a seus correligionários durante a campanha eleitoral de 2010, quando ele tentava a reeleição para o cargo de deputado estadual pelo PPS, seu ex-partido.

O julgamento do caso iniciou no dia 11 de outubro último, e o prefeito Salame pegou de cara uma derrota dos dois votos mais importantes: a relatora do processo, desembargadora Ezilda Pastana, e da revisora, desembargadora Eva de Amaral. Na mesma sessão foi pedido vistas do processo e este se adiou por três semanas, quando Salame recebeu dois votos favoráveis. Ai foi a vez do presidente pedir vistas e só hoje decidir pela cassação de João Salame.

Com certeza esse processo, que virou uma verdadeira novela mexicana e mostra bem a cara do judiciário eleitoral paraense, não acabou. Aguardemos os próximos capítulos!

Atualização às 11h30

Luis Carlos Pies (PT), que assume a vaga de Salame, enviou a seguinte nota :

“Lamentamos a equivocada decisão do TRE-PA. Manifestamos nossa solidariedade e fidelidade ao companheiro João Salame. Esperamos contar com o apoio de toda a equipe de governo, dos vereadores e da sociedade marabaense para mantermos todas as ações governamentais, tal qual planejadas, no decorrer das horas e dias em que o prefeito deverá ficar afastado.

Precisamos estar mais unidos do que nunca. Contamos com você!

Internet

Vários correligionários do prefeito João Salame já organizam, via internet, uma manifestação de apoio ao prefeito afastado.

18 comentários em “TRE-PA decide pela cassação do prefeito de Marabá João Salame

  1. New Anderson Responder

    O João Salame está fazendo um bom trabalho sim, só não ver quem tem o cérebro cego, receber uma prefeitura destruída, deixada por Maurino e tirar a prefeitura do Cauc ( restrições ) e ainda pagar as dívidas deixadas, os atrasados do funcionalismo publico não é pra qualquer um, porem, percebi uma grande inocência politica por parte do João Salame; gravar uma conversa comprometedora envolvendo o judiciário, foi tolice dele, ele quer ser santo demais, bonzinho demais e isso é que o prejudicou, essas jogadas politicas ja existem desde Pilatos, Julio Cesar e desde então, so se aperfeiçoou até os tempos atuais, politica moralizada é utopia, vamos ser realistas, ele deveria ter feito o que tinha de ser feito e hoje ja estaria de volta ao trabalho, o povo não iria condená-lo por nada, até porque o povo também não é santo, pelo contrário, lembrem-se do que fizeram com Jesus Cristo.

  2. Sabrina Lima Responder

    Estou realmente torcendo para que o sr João Salame não volte, desde a candidatura dele já sabíamos que isso ia acabar em pizza mesmo, eram muitas promessas infundadas, falou-se muito em pagar os direitos atrasados dos funcionários, mas na prática, depois de conseguir o voto, tudo foi apenas conversa fiada, ele é uma pessoa sem palavra, ao invés de enxugar a folha contratou muito mais gente, sem a menor necessidade e colocou em cargos estratégicos pessoas que não tem a menor estrutura intelectual para administrar. De promessas os funcionários já estão cheios, passamos 4 anos ouvindo as do Maurino, e as várias vezes que ele ficou na eminência de cassação, desviava recursos dos salários para comprar sua volta. Espero que essa era já fique no passado, se comprou voto tem mesmo é que sair. O povo fala tanto que precisa moralizar o país, mas qdo isso acontece fica se esquivando das verdades.

  3. George Hamilton Maranhão Alves Responder

    A dúvida é: se João Salame for definitivamente cassado, o PT fica na prefeitura ou haverá outra eleição? Se o PT ficar na prefeitura, a tendência é que as forças de centro direita que apoiaram Salame, gradativamente, rompam com o novo governo, pois não se coadunam.

  4. André Costa Responder

    Interessante o choro. Quer dizer que o fato de uma pessoa muito ligada ao Salame ter sido presa com cerca de 13 mil reais em dinheiro vivo, aliciando eleitores naquela eleição de 2010 pode ser tudo apagado só porque ele deixou de ser deputado? Se alguém comete um crime e muda de cidade ou estado e até de nome, isso o isenta da punição? Não entendi a defesa, mas compreendo o choro de quem pode ficar sem a “teta” caso ele não volte. Em relação a ele voltar tá meio complicado. O partido dele é insignificante em Brasília. Tião tinha o PTB na base de Lula a época; Maurino tinha o PR, ainda na base de Dilma. Salame teve convites do PDT e PMDB… Esses partidos, principalmente o segundo, poderia lhe ajudar diante dessa situação. Chegar lá em Brasília com esse choro, não resolve nada. Ainda mais diante da conversa dele com o ex-prefeito de Marituba. Conversa essa que pode não comprometê-lo, mais pode deixá-lo ainda mais enrolado, já que essa conversa vem desmoralizar o judiciário, seja estadual ou federal. Se voltar, volta em falso. A qualquer momento cai novamente.

  5. luciana mendes Responder

    perigo é a turma do PT gostar da cadeira.E
    os aliados começarem a rezar para outro santo.

  6. ronivam moreira Responder

    se o povo de maraba escolheu joao salame e porque confia em seu trabalho ,e nao vao se deixar atrapalhar o grande trabalho e progesso que vem por,pela uma simples decisao de uma juisa regional que so perseguir pelo motivo do qual seja politico ;favorecendo algum politico que ela simpatisa , mas deus em primeiro e depois o TSE em brasilia pra decidir vamos a lutar povo de maraba faser uma gande corrente de oracao e juntos venceremos

    • pedro parana Responder

      so quem perde e a cidade de maraba num momento taõ grave que esta crise que estamos atravessando. que seja feita a vontade de DEUS.

  7. luciana mendes Responder

    muito diferente de vc claudio, estou vivenciando e sofrendo as mazelas desse governo que não teve pulso em enxugar a maquina pesada que o maurino deixou. fez foi inchar mais com centenas de portarias de apadrinhados políticos. Pra quer tanta secretarias?
    por que todas as secretarias com secretários adjuntos?
    uma secretaria de cultura com secretario adjunto e um monte de contratados vc não acha desperdício?
    e transporte escolar atrasado, salários atrasados são noticias recorrentes nos programas locais…. eu não estou inventando nada.

    • Anônimo Responder

      Luciana, vejo q a senhora está desinformada, vejamos por parte, merenda escolar está pago, salario está pago, transporte escolar tambem pago, olha o seu comentario não tem fundamento precisa se informar para comentar. Ok um abraço.

  8. Eduardo Responder

    Caro Zé Dudu sou leitor assíduo deste espaço, além de admirador do seu estilo de condução dos debates do blog. Contudo percebo que quando você coloca que este processo “mostra bem a cara do judiciário eleitoral paraense” pode estar cometendo o erro da generalização, muito perigoso quando se põe em xeque a credibilidade de uma instituição que merece respeito, tal qual é a Justiça Eleitoral. Deverias ser mais concreto em relação a esse comentário.

  9. luciana mendes Responder

    O joão salame foi cassado num momento critico de seu governo. Com problemas de gestão, a PMM hoje deve fornecedores da merenda escolar, o transporte escolar, servidores da educação que recebem com recursos próprios,os caçambeiros,os servidores do SINE estão com 4 meses de atraso, fornecedores da saúde.E não tem dinheiro para pagar o 13º decimo terceiro do funcionalismo.
    Uma bomba relógio que ele esta jogando nos peito do amigo do coração, o vice Luis Carlos que assume a prefeitura nesse momento critico.

    • Claudio Responder

      Luciana acho que vce não tem noção do que fala.Pois diferente de toda essa besteira, o prefeito já pagou milhões em dividas do irresponsável do Maurino. Quanto a saúde e educação o que passamos hoje ainda é reflexo do desastre deixado, não se conserta uma gestão destruída em menos de um ano, vce precisa ser um pouquinho mais inteligente para fazer a leitura do que está ao seu redor.

    • George Hamilton Maranhão Alves Responder

      O que vejo se propagar é que a prefeitura está botando as contas em dia. Agora tu diz tudo ao contrário. Tu tá tão informada assim por que?

  10. luciana mendes Responder

    O joão salame foi cassado pela arrogância e prepotência dele e de sua equipe.Esse processo foi movido pelo MP e PF que aprendeu o assessor com a bolsa cheia de dinheiro e vales/combustível nas vésperas da eleição.
    O problema que o inimigo maior dele hoje é a turma do PT, que cresceram os olhos e viram a possibilidade de assumirem a prefeitura de marabá.Depois que perderam Parauapebas e santarém os petistas ficaram sem tetas robustas para mamarem.
    Hei! joão salame agora mama essa manga….

  11. Valter Responder

    É sempre assim. Quem perde uma eleição continua esperneando, sem conformar com a opinião do eleitor por não tê-lo escolhido.
    Agora segue-se liminares e mais liminares, Honorários advocatícios, ocupação do prefeito com audiências e defesas, ficando o município o único prejudicado. Então deixem o homem trabalhar.
    Num passado recente afastaram o Tião. Viram no que deu?

Deixe seu comentário

Posts relacionados