Nesta semana, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) dará início a uma série de ações no sudeste do Estado, com programações especiais nos municípios de Parauapebas, Xinguara e Redenção. Coordenada pela desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, à frente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), a iniciativa tem como objetivo estreitar laços com a população e promover melhorias na prestação jurisdicional.

A agenda começará nesta quarta-feira (28), em Parauapebas. Às 9 horas, Luzia Nadja Nascimento e equipe irão visitar o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) no município, para em seguida se reunirem com juízes da comarca. A ação marcará o início de um percurso pelo interior do Pará “que valoriza o diálogo, a escuta e o compromisso com a cidadania”, enfatiza o TJPA.
De Parauapebas, a desembargadora seguirá para Xinguara, onde às 9 horas de quinta-feira (29) irá instalar a primeira unidade do Cejusc. O espaço representará uma nova etapa na forma como a Justiça lida com os conflitos, promovendo soluções mais rápidas por meio de práticas de conciliação e mediação, muitas vezes sem a necessidade de ajuizamento de ações. Em Xinguara, também está prevista uma reunião com a subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reforçando a colaboração entre as instituições.
Cerimônia – Já na sexta-feira, 30, será a vez de Redenção vivenciar um momento de celebração e afeto: o Casamento Comunitário, que ocorrerá às 9 horas, no auditório da Faculdade Integrada de Carajás. A cerimônia civil reunirá casais da região em uma manhã marcada pelo reconhecimento oficial do amor e pela garantia de direitos civis básicos.
Encerrando a programação, no sábado (31), a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento participará da abertura da Expo Carajás, um dos principais eventos voltados ao agronegócio da região. A feira reunirá produtores rurais, expositores e palestrantes em um espaço voltado à inovação, negócios e fortalecimento da economia local. A presença do Judiciário paraense no evento visa reafirmar o compromisso com uma Justiça mais próxima, eficiente e sensível às realidades do interior paraense.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa/TJPA