Teste rápido tem sido responsável pelo aumento de notificações da covid-19 em Canaã

O município registra 167 pessoas infectadas. Só neste sábado foram 33 novos casos notificados
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Desde que a Prefeitura de Canaã dos Carajás iniciou a aplicação de testes rápidos, para detectar o novo coronavírus (covid-19), os números de notificações aumentaram consideravelmente. A testagem é feita em pessoas com sintomas suspeitos ou que tiveram contato com casos confirmados da covid-19.

Os testes rápidos foram autorizados pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária no mês de março, por orientação da Organização Mundial da Saúde, para combater a disseminação do vírus. O diagnóstico mais rápido permite o isolamento do paciente, como medida, para reduzir o risco de contágio. A maioria dos pacientes, diagnosticados com o novo coronavírus, tem apresentado apenas sintomas leves, o que permite o tratamento feito em casa.

No boletim epidemiológico, divulgado neste sábado, 09, foram confirmados 33 novos casos da doença, apenas um deles teve o diagnóstico confirmado por exame feito no Laboratório de Referência. Todos foram encaminhados para isolamento domiciliar.

Com as novas notificações, subiu para 167, o número de pessoas infectadas em Canaã. Foram 22 casos descartados e 21 pessoas recuperadas. O município tem 2 óbitos registrados e aguarda o resultado do exame de uma paciente que morreu na última sexta-feira, 08.

A prefeitura destaca que os testes rápidos são importantes para apresentar, de forma transparente, os números da doença na cidade. A utilização de testes rápidos diminui a subnotificação, que tem sido um problema mundial, e ajuda a nortear as medidas de enfrentamento.

Publicidade