Termina nesta quarta-feira inscrições para o Enem 2021

Provas serão aplicadas em novembro
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Candidatos farão as provas em novembro

Continua depois da publicidade

Brasília – Termina nesta quarta-feira (14), às 23h59, o prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os interessados em participar do exame devem acessar a Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Acesse o site aqui e faça a sua inscrição.

A taxa de inscrição para os não isentos é de R$ 85. O pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) até o dia 19 de julho.

Antes da inscrição o candidato estar atento as seguintes condições de participação:

– É exclusivo para concluintes do Ensino Médio em 2021 ou para quem já concluiu o Ensino Médio em anos anteriores;

– Tem um número limitado de vagas por Estado e Município, que serão preenchidas por quem se inscrever primeiro;

– Não permite alteração de opção para o Enem impresso após conclusão da inscrição;

– Haverá Atendimento Especializado para todos os participantes, no entanto, os recursos de acessibilidade disponibilizados serão a Prova Ampliada (fonte de letra e imagens no tamanho 18), a Prova Superampliada (fonte da letra e imagens no tamanho 24), a Sala de Fácil Acesso, o Tempo Adicional e/ou Intérprete de Libras. Os demais recursos de acessibilidade serão assegurados no Enem impresso;

– Para todos os participantes será disponibilizada a funcionalidade de alto contraste;

Calendário das provas

As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.